Pela primeira vez, São Paulo terá um Serviço de Denúncia de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente, o DISCA, com o objetivo de receber dos moradores quaisquer denúncias, sugestões, reclamações ou representações sobre violação de direitos de crianças e adolescentes e encaminhá-las aos órgãos competentes. “Este é o ineditismo do DISCA, pois, além de denunciar os casos de violação dos direitos da criança, o cidadão poderá receber orientações quanto a esses direitos. É uma ferramenta crucial de disseminação da informação”, ressalta o vereador Floriano Pesaro (PSDB), autor do Projeto de Lei 390/09. O PL foi aprovado na quarta-feira (10/03), na Câmara Municipal, em 1ª votação. Agora, o PL aguarda 2ª votação, antes de ser sancionado pelo prefeito.
Em âmbito federal, existe o Disque 100, com foco em abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Entende-se por violação dos direitos da criança e do adolescente, atos de discriminação; violência física e psíquica (negligência, maus tratos e abandono); violência, abuso e exploração sexual; exploração do trabalho infantil: crianças e adolescentes em situação de rua; envolvidas em conflitos familiares; crianças e adolescentes desaparecidos; convívio com adultos dependentes de álcool e drogas; uso de substâncias entorpecentes; tráfico de seres humanos, entre outros.
Caberá ao DISCA prestar informações e orientações sobre todos os programas e políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente, inclusive sobre os Conselhos Tutelares, seus endereços, horários de funcionamento e atribuições.
|
SP está prestes a ter DISCA contra violação dos direitos da criança
Categorias
Outras notícias relacionadas
Em respeito à morte do ex-vereador Jucelino Silva Neto, Câmara desconvoca a Sessão Plenária desta quarta-feira
A Câmara Municipal de São Paulo desconvocou a Sessão Plenária desta quarta-feira (22/4) em razão da morte do ex-vereador Jucelino Silva Neto, aos 71 anos. O anúncio do falecimento foi feito pelo 1º vice-presidente da Casa, João Jorge (MDB). “Conforme praxe desta Casa, informo aos senhores vereadores, às assessorias e a todos que estão aqui... »
Atualizado em 22/04/2026 - 16h43Da tribuna do Plenário, vereadores debatem segurança pública e educação
A Sessão Plenária desta quarta-feira (15/4) foi marcada pelos discursos das vereadoras e dos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo. Durante a fase dos comunicados de lideranças, parlamentares trataram de temas como segurança pública e educação. Segurança pública A vereadora Renata Falzoni (PSB) lamentou a morte do entregador de aplicativo Douglas Renato Scheeffer Zwarg,... »
Atualizado em 15/04/2026 - 18h27Câmara Municipal de São Paulo lamenta morte do ex-vereador Zelão
Em razão da morte do ex-vereador José Ferreira dos Santos – conhecido como Zelão – a Sessão Plenária desta terça-feira (14/4) foi desconvocada. A nota de pesar da Câmara Municipal de São Paulo foi lida pelo 1º vice-presidente do Legislativo paulistano, o vereador João Jorge (MDB). Zelão morreu nesta terça-feira, aos 70 anos de idade.... »
Atualizado em 14/04/2026 - 17h20