Os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo realizaram nesta quinta-feira (12/2) a última Sessão Plenária da semana. Na pauta de debate dos parlamentares, questões relacionadas ao Carnaval da cidade, às ações da Casa e ao transporte público. Cada orador que subiu à tribuna teve até cinco minutos de fala.
A sessão foi presidida pela vereadora Janaina Paschoal (PP). Ela fez um apelo para que os foliões curtam o Carnaval na capital com responsabilidade. “Eu acredito firmemente que nós podemos nos divertir sem fatores externos. O que eu quero dizer com isso? Você não precisa estar bêbado para se divertir, você não precisa usar drogas para se divertir. Você pode efetivamente se divertir pelo contexto”.
Como prevenção, a parlamentar também lembrou da importância do uso de preservativo. “Preservativo, como o nome diz, previne tudo: previne contrair doenças, previne uma gravidez não planejada. Então, estou aqui, de certa forma, pedindo, lembrando que nós temos condições de aproveitar o Carnaval de maneira responsável”.
Janaina Paschoal ainda alertou para os cuidados no trânsito. “Sou doadora de sangue e os bancos de sangue pedem muito colaboração, porque nesse período eles precisam muito de sangue em função dos acidentes. Então, não bebam e cumpram as regras”.
Discursos
Presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) Pantanal, o vereador Alessandro Guedes (PT) avaliou a diligência realizada nesta quinta-feira. Integrantes do colegiado sobrevoaram a região do Jardim Pantanal, na zona leste. “Sem dúvida nenhuma, hoje a nossa ida até lá foi muito proveitosa, até porque esse contato próximo ao problema é o que vai determinar o nosso relatório para apresentar as soluções”.
Da tribuna, a vereadora Renata Falzoni (PSB) falou do projeto de duplicação da estrada do M’Boi Mirim – zona sul. A parlamentar fez observações em mudanças feitas na intervenção em relação à proposta original de intervenção. Ela destacou as supressões do corredor de ônibus na faixa central e da ciclovia. “Sumiu a ciclovia, sumiu o corredor de ônibus e nós temos que ficar muito atentos, de tal forma que a duplicação tem que acomodar, sim, um transporte coletivo de massa, de qualidade”.
Já o vereador Nabil Bonduki (PT) discursou sobre a expansão do metrô em São Paulo. Bonduki apontou a falta de participação do município e do Legislativo paulistano no planejamento das novas linhas, em especial a Linha Rosa, que deverá sair da região da Água Branca e passar por Lapa, Vila Romana, Vila Madalena, Pinheiros, Faria Lima, Itaim, Saúde até chegar ao ABC Paulista.
“É uma linha importante, que liga o ABC com a cidade de São Paulo, mas o traçado dela, particularmente na região de Vila Madalena, Pinheiros e Itaim, é totalmente fora de propósito”, afirmou o parlamentar. “E nós, o município, não foi ouvido, a Câmara não foi ouvida. [O traçado] não tem sentido com a lógica urbanística da cidade”, acrescentou Nabil Bonduki.
Ainda se manifestaram os vereadores Professor Toninho Vespoli (PSOL), Rute Costa ((PL), Senival Moura (PT), Adrilles Jorge (UNIÃO), Lucas Pavanato (PL), Paulo Frange (MDB) e João Ananias (PT), que discursaram, majoritariamente, sobre assuntos de repercussão federal.
Próxima sessão
A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (24/2), às 15h, com previsão de votação de projetos de lei dos vereadores. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
A íntegra da Sessão Plenária desta quinta-feira pode ser conferida aqui.
