O tempo dos semáforos instalados próximo às faixas de pedestres deverá ser aumentado para permitir a travessia das pessoas, principalmente de idosos, para que não sejam atropeladas. A medida está prevista no Projeto de Lei 243/10, de autoria do vereador Cláudio Prado (PDT), cujo parecer de legalidade foi aprovado nesta quarta-feira (06/10) pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa. O PL considera como velocidade máxima para efeito de cálculo e regulagem da velocidade, 8 metros por segundo. Cláudio Prado destaca que atualmente São Paulo possui cerca de 1,3 milhão de idosos – pessoas com 60 anos ou mais – e, desta forma, o Poder Público deve se preocupar mais com a infraestrutura para proporcionar mais segurança a essas pessoas e dentre algumas necessidades premente, a de adequar os semáforos para pedestres em tempo hábil para que, notadamente, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida possam atravessar as vias sem serem atropeladas.
O parlamentar lembra que “de acordo com especialistas em trânsito, a velocidade máxima de caminhada de um ser humano é de 0,8 metros por segundo e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) adota para travessia dos pedestres a velocidade de 1,2 metro por segundo, tempo insuficiente para que as pessoas consigam concluir a travessia e, para os idosos ou pessoas com deficiência, esta situação se agrava”.
Também foram aprovados os pareceres de legalidade dos seguintes projetos:
PL77/99, do vereador Wadih Mutran (PP);
PL 25/09, do vereador Paulo Frange (PTB);
PL 296/10, do vereador Paulo Frange (PTB);
PL356/10, do vereador Adilson Amadeu (PTB)
PL222/10, da vereadora Juliana Cardoso (PT);
PDL 19/10, dos vereadores Cláudio Fonseca (PPS) e Penna (PV);
DOCREC 1602/10, da PMSP;
PL 333/07, do vereador Francisco Chagas (PT);
PL 346/10, do Ricardo Teixeira (PSDB);
PL347/10, do Executivo;
PLO 07/09, do vereador Netinho de Paula (PCdoB).
Participaram da reunião os seguintes vereadores: Ítalo Cardoso (PT); João Antonio (PT), Agnaldo Timóteo (PR), Gabriel Chalita (PSB), Floriano Pesaro (PSDB), Netinho de Paula (PCdoB), Ushitaro Kamia (DEM), Police Neto (PSDB) e Abou Anni (PV).
|
Semáforos de pedestres deverão ficar mais tempo abertos para a travessia
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Inovação e Tecnologia amplia debate sobre novas tecnologias e implantação de modelos na cidade
Transporte público, segurança urbana, mobilidade aérea e mudanças climáticas estiveram entre os assuntos debatidos pela Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente no primeiro semestre. É ela que discute pesquisas para subsidiar a elaboração de propostas ligadas a políticas ou de programas de desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação no município. O colegiado –... »
Atualizado em 30/07/2026 - 10h00Moradia, população em situação de rua e direitos socioambientais marcam semestre da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo, responsável por receber, avaliar e investigar denúncias relativas a ameaças ou violações de direitos humanos, além de pesquisar e estudar a situação da cidadania e dos direitos humanos na capital paulista, realizou quatro reuniões no primeiro semestre: uma de instalação, duas... »
Atualizado em 29/07/2026 - 10h00Comissão de Meio Ambiente fecha o semestre discutindo soluções para os alagamentos e ações de melhoria aos parques
Formada por cinco vereadores, a Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais iniciou os trabalhos do semestre em abril. O vereador Alessandro Guedes (PT) foi reeleito à presidência do colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Dr. Murillo Lima (PP). Na primeira reunião após a instalação, a comissão incluiu na pauta de... »
Atualizado em 28/07/2026 - 10h00


