Fazer com que a segurança alimentar esteja contemplada na revisão do Plano Direto Estratégico (PDE) foi a demanda trazida por André Luzzi, coordenador geral da ONG Ação da Cidadania, em palestra realizada na Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher nesta quarta-feira (02/09). Segurança alimentar entende-se como a garantia de todos ao direito à alimentação de qualidade com regularidade. Para sugerir propostas, Luzzi baseou-se nas determinações estabelecidas na Conferência Nacional a respeito do tema. “Nosso objetivo é que o direito humano à alimentação seja integrado às políticas urbanas”, disse ele. “Na revisão foram retirados os artigos que abrangiam os tópicos de abastecimento e agricultura urbana, sendo substituídos por frases soltas sem especificar ações”, justificou Luzzi.
“A nossa proposta é que o Plano seja construído tendo a alimentação como uma das premissas. Por exemplo, queremos a criação de Centros de Referências de Segurança Alimentar, e também fazer o monitoriamente de áreas agricultáveis da cidade”, exemplificou.
Claudio Prado (PDT) acredita na importância do tema e chamou atenção para as audiências públicas que vêm acontecendo na cidade e têm o objetivo de discutir a revisão do PDE com a população paulistana. “ Durante as audiências, podemos explicar a importância dessas questões para a população e buscar fazer um debate baseado na realidade local”, disse Prado.
Pareceres aprovados
Foram aprovados os pareceres favoráveis dos projetos de lei 0145/09 de autoria do vereador Adolfo Quintas (PSDB), que acrescenta o § 3º ao artigo 1º da Lei 11.248/92 que dispõe sobre o atendimento preferencial de gestantes, mães com crianças de colo, idosos e deficientes em estabelecimentos comerciais, de serviços e similares. E o PL 0459/07 de autoria do vereador Jooji Hato (PMDB) que dispõe sobre medidas de acessibilidade para portadores de deficiência física do tipo nanismo no município.
Participaram da reunião os vereadores : Juliana Cardoso (PT), presidente da Comissão; Noemi Nonato (PSB); Claudio Prado (PDT); Sandra Tadeu (DEM); Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB); e Milton Ferreira ( PPS).
|
Saúde promove palestra sobre inclusão da segurança alimentar no Plano Diretor
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Educação avança projeto sobre programa de saúde mental nas escolas
Na tarde desta quarta-feira (17/06), a Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo analisou uma pauta com 18 projetos – um deles foi adiado. O colegiado também aprovou nesta tarde cinco requerimentos. Entre as matérias com pareceres aprovados está o PL (Projeto de Lei) 187/2025, da vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO). O... »
Atualizado em 17/06/2026 - 16h52CCJ dá aval a projetos sobre educação, saúde e assistência social
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) se reuniu nesta quarta-feira (17/06) para apreciar uma pauta com 95 itens. Foram 78 PLs (Projetos de Lei), 15 PDLs (Projetos de Decreto Legislativo) e dois PRs (Projetos de Resolução). No total, 72 propostas receberam aval do colegiado. Boa parte das matérias propõe títulos e honrarias,... »
Atualizado em 17/06/2026 - 16h03Audiência de Política Urbana debate projeto de requalificação com incentivos fiscais
Nesta quarta-feira (17/06), a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente promoveu uma audiência pública sobre projetos de iniciativa de vereadores. Na pauta, 14 propostas relacionadas a temas como limpeza urbana, edificações e regularização fundiária, infraestrutura urbana e mobiliário público, arborização, proteção e bem-estar animal e a criação de pesqueiros públicos. Entre os PLs... »
Atualizado em 17/06/2026 - 16h03.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)