A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher debateu nesta quarta-feira (09/12) a situação operacional da rede Centro de Conveniência e Cooperativa (Cecco) de São Paulo. Os Centros são espaços públicos, de caráter cultural, educativo e de saúde que visam promover encontros entre pessoas em situação de vulnerabilidade social, como portadores de deficiência, idosos e, principalmente, pessoas com transtornos mentais. São espaços de convívio destinados a reinserção social destes pacientes; oferece, através oficinas e atividades coletivas, a interação entre eles. O serviço público municipal está ligado às Secretarias de Saúde, Verde e Meio Ambiente, do Trabalho e Cultura.
Durante a reunião, o vereador Cláudio Prado (PDT) mostrou-se contra a substituição dos Ceccos pelos CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial). “Os Ceccos são muito importantes para a cidade. Os 21 Centros atenderam 84 mil pessoas no ano de 2008. É um espaço de convivência e aprendizagem que atende pessoas com deficiência mental, idosos, crianças, pessoas solitárias. Como os recursos são advindos de diversas secretarias, acaba que ninguém responde pelos problemas”, diz o vereador.
Paulo Mecca, do Conselho Gestor do Cecco Ibirapuera, zona sul, pediu algumas mudanças estruturais nos Centros. “Precisaríamos na capital de mais 86 técnicos para atender a demanda e melhorar o serviço.” Maria Cecília Santos, do Cecco do Parque São Domingos, zona norte, elogiou o serviço, mas disse que “não se investe em estrutura de materiais e recursos humanos há um bom tempo.”
A representante da Secretaria da Saúde, Tereza Cristina Endo, explicou que o foco do serviço é o bem estar das pessoas e a reinserção social. Tereza disse que as prioridades de investimentos são as adequações dos espaços físicos e compra de materiais.
Projetos
Antes, dois projetos tiveram seus pareceres de legalidade aprovados: PR 18/07, do ex-vereador Carlos Neder, que dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência à Saúde do servidor público; e o PL 198/09, do vereador Wadih Mutran (PP), dispõe sobre a criação de programas de informações sobre neurofibromatose no município.
Participaram do encontro os vereadores Jamil Murad (PCdoB), Sandra Tadeu (DEM), Claudio Prado, Milton Ferreira (PPS) e Noemi Nonato (PSB).
|
Saúde debate estrutura dos Centros de Convivência e Cooperativa
Categorias
Outras notícias relacionadas
Na próxima semana, audiência debate a importância das bibliotecas e dos profissionais de Biblioteconomia
A Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de São Paulo remarcou para o fim deste mês o debate sobre a importância das bibliotecas, de profissionais e alunos com formação técnica em Biblioteconomia. A audiência pública – solicitada pelo vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL) – será na sexta-feira (25/09) da semana que vem, às 19h.... »
Atualizado em 17/09/2026 - 19h26Comissão discute dificuldades enfrentadas pelos Conselhos Tutelares e prevê criar grupo de trabalho
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta quinta-feira (17/09) o coordenador da Comissão Permanente dos Conselhos Tutelares da cidade de São Paulo, Rodolfo Rodrigues Buzzone, atendendo a um requerimento da presidente do colegiado, a vereadora Ana Carolina Oliveira (PODE). Os... »
Atualizado em 17/09/2026 - 18h59


