Nesta quarta-feira (10/09), a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e da Juventude se reuniu para discutir políticas que integrem as secretarias do município em prol da capacitação do jovem. Para o debate, estiveram presentes Alexandre Schneider, secretário municipal de educação; Valdir Salvador, secretário adjunto da Secretaria do Trabalho e Gleuda Teixeira, assessora da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento; além de vários representantes de instituições da cidade de São Paulo. O secretário de educação, Alexandre Schneider, comentou a ação conjunta com o governo do estado. Em seis novos CEUs, a Prefeitura cedeu espaços para a construção de Centros Paula Souza, que são escolas estaduais profissionalizantes. Houve também a criação de um novo Centro Municipal de Capacitação e Treinamento (CMCT),no Itaim Paulista, que junto ao CMCT de São Miguel Paulista formou 17 mil pessoas, este ano. Os alunos dos CMCTs recebem certificado do Senai ( Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). O presidente a Comissão, Paulo Fiorilo (PT), ressaltou a importância de se criar cursos profissionalizantes que contemplem as necessidades de cada região.As duas grandes reivindicações foram a criação de uma bolsa auxílio para os estudantes de cursos profissionalizantes, como também, a viabilização do bilhete único escolar para esses alunos. Ficou decidido que o secretário municipal de transporte, Alexandre de Moraes, será convidado para discutir a questão do bilhete único escolar. A Comissão contou com a presença dos vereadores Ademir da Guia (PR), Zelão (PT), Soninha (PPS), Noemi Nonato (PSB), Netinho (PSDB) e o presidente, Paulo Fiorilo(PT).
|
Qualificação para jovens foi discutida na Câmara
Categorias
Outras notícias relacionadas
Clima, saúde animal e urbanismo estiveram no centro do debate da Comissão de Política Urbana em 2025
Em 2025, as atividades da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo contaram, além da reunião de instalação, com 16 reuniões ordinárias, 14 Audiências Públicas, 105 pareceres emitidos e 195 ofícios expedidos. Durante o ano, o colegiado debateu projetos voltados à saúde animal, clima, serviços públicos, urbanismo, zeladoria,... »
Atualizado em 08/01/2026 - 12h00Regulamentação de moto apps, fiscalização, segurança e saúde no trânsito; veja o balanço de 2025 da Comissão de Trânsito
A Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo, responsável por fiscalizar a atividade econômica da cidade além das políticas públicas voltadas ao setor dos transportes, encerrou o ano de 2025 com um total de 35 reuniões – incluindo ordinárias e extraordinárias, além de 9 Audiências Públicas, 35 pareceres emitidos... »
Atualizado em 07/01/2026 - 14h39Balanço: Comissão de Finanças aprova maior orçamento da história de São Paulo para 2026 e o PPA 2026-2029
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo, responsável por examinar e emitir pareceres sobre PLs (Projetos de Lei) relacionados às matérias orçamentárias e tributárias, realizou durante o ano de 2025 mais de 45 reuniões e 35 Audiências Públicas – número que inclui as atividades das duas Subcomissões ligadas ao colegiado.... »
- Balanço
- Comissões
- Finanças
- Geral
- Notícias
- Subcomissão
- Subcomissão de Cultura
- Subcomissão de Juventude



