O Projeto de Lei 029/08, de autoria do vereador Wadih Mutran (PP), que dispensa a exigência de reconhecimento de firmas ou de autenticação de cópias de documentos recebidos por órgãos e entidades da Administração direta, autarquias e fundações do município, teve o parecer favorável aprovado pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, reunida nesta quarta-feira (17/03). O vereador justifica a iniciativa, afirmando que “é sabido que o trâmite processual administrativo em subprefeituras e secretarias municipais é lento muitas vezes, fazendo com que o cidadão desista de seu pedido face à burocracia encontrada”.
A Comissão também aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei 196/08, do vereador Claudio Prado (PDT), que obriga os estabelecimentos de saúde, públicos e privados, situados no município de São Paulo, que prestem serviços à população, a afixar, em seu interior, às suas expensas, placas ou cartazes com a seguinte informação:
“A LEI FEDERAL Nº 10.741/03 – ESTATUTO DO IDOSO – GARANTE AO IDOSO O ATENDIMENTO PREFERENCIAL À SAÚDE”.
As placas ou cartazes devem ser confeccionados em tamanho de, no mínimo, 60 por 40, em letras grandes e legíveis a média distância, sendo afixadas em locais de fácil visualização ao idoso usuário do estabelecimento.
Além desses, os vereadores analisaram 19 projetos, sendo que foram aprovados os pareceres favoráveis de 11. Também foram aprovados sete pedidos de vistas.
Os outros projetos que tiveram seus pareceres favoráveis aprovados são:
PL 035/09, do vereador Ushitaro Kamia (DEM);
PL 075/09, do vereador Agnaldo Timóteo (PR);
PL 198/09, do vereador Wadih Mutran (PP);
PL 218/09, do vereador Goulart (PMDB);
PL 255/09, do vereador Domingos Dissei (DEM);
PL 320/07, do vereador Juscelino Gadelha (PSDB);
PL 483/08, do vereador José Ferreira Zelão (PT);
PL 708/07, do ex-vereador Paulo Fiorilo;
PL 824/05, da ex-vereadora Claudete Alves.
Participaram da reunião os seguintes vereadores: Roberto Trípoli (PV), Aurélio Miguel (PR), Atílio Francisco (PRB), Milton Leite (DEM), Donato (PT), Gilson Barreto (PSDB), Arselino Tatto (PT), Adilson Amadeu (PTB) e Souza Santos (PSDB).
|
Projeto desburocratiza o serviço público municipal
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Inovação e Tecnologia amplia debate sobre novas tecnologias e implantação de modelos na cidade
Transporte público, segurança urbana, mobilidade aérea e mudanças climáticas estiveram entre os assuntos debatidos pela Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente no primeiro semestre. É ela que discute pesquisas para subsidiar a elaboração de propostas ligadas a políticas ou de programas de desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação no município. O colegiado –... »
Atualizado em 30/07/2026 - 10h00Moradia, população em situação de rua e direitos socioambientais marcam semestre da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo, responsável por receber, avaliar e investigar denúncias relativas a ameaças ou violações de direitos humanos, além de pesquisar e estudar a situação da cidadania e dos direitos humanos na capital paulista, realizou quatro reuniões no primeiro semestre: uma de instalação, duas... »
Atualizado em 29/07/2026 - 10h00Comissão de Meio Ambiente fecha o semestre discutindo soluções para os alagamentos e ações de melhoria aos parques
Formada por cinco vereadores, a Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais iniciou os trabalhos do semestre em abril. O vereador Alessandro Guedes (PT) foi reeleito à presidência do colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Dr. Murillo Lima (PP). Na primeira reunião após a instalação, a comissão incluiu na pauta de... »
Atualizado em 28/07/2026 - 10h00


