Durante a sessão extraordinária, realizada na quarta-feira (18/11), o projeto de lei 595/09, de autoria do vereador Netinho de Paula (PCdoB), foi aprovado em primeira discussão, na Câmara Municipal. Antes de ir à sanção do prefeito, a matéria, que estabelece parâmetros para a criação e implementação dos Centros de Referência da Juventude, passará por novo processo de votação. Mais cedo, em audiência pública promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes, o PL recebeu elogios e o apoio de diversos vereadores e do público presente na reunião. Ao defender a sua propositura, Netinho lamentou a falta de políticas públicas permanentes à juventude paulistana e enfatizou a importância da promulgação por parte do executivo.
“Sou presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude. Tenho acompanhado de perto a ausência de ações e espaços específicos para a troca de experiências e integração destes jovens. O projeto busca justamente isso, pois incentiva o convívio comum destas pessoas, afastando-as das ruas, da criminalidade e da mortalidade. Certamente, contribuirá para a diminuição de indicadores sociais negativos e na inclusão das pessoas desta faixa-etária”, afirmou o parlamentar.
Representante da União de Estudantes do Estado de São Paulo, Marina Cruz mostrou-se empolgada com a proposta e pediu a sua aprovação. “(Este PL) é muito importante. Defendo a sua implantação. A iniciativa demonstra grande vontade do vereador Netinho de Paula em nos estimar. Estes locais servirão para o encontro de tribos de jovens, onde valorizaremos a nossa cultura. Temos dados que comprovam a informação de o maior índice de mortalidade está entre 17 e 25 anos. Parabéns pela iniciativa”, comemorou.
O, também, vereador pelo PCdoB, Jamil Murad destacou o papel do projeto, que, segundo ele, “proporcionará inúmeras oportunidades à juventude, despertando as suas potencialidades e colaborando para o seu desenvolvimento pessoal”.
Mesmo com a aprovação da propositura, Netinho seguirá ouvindo a opinião dos movimentos organizados e não descarta a apresentação de um substitutivo cujo traga melhorias. “Quero dialogar com as entidades, tais como a UNE, a UEE, o CONJUVE e a Coordenadoria Municipal de Juventude, entre outras. Podemos trabalhar em cima de maiores detalhes num possível substitutivo. Este PL não é meu, e sim da cidade e da população de São Paulo. Antes da segunda discussão, teremos tempo para a realização de melhorias”, ressaltou.
|
Projeto de Lei que cria Centros da Juventude é aprovado em primeira votação
Categorias
Outras notícias relacionadas
Em respeito à morte do ex-vereador Jucelino Silva Neto, Câmara desconvoca a Sessão Plenária desta quarta-feira
A Câmara Municipal de São Paulo desconvocou a Sessão Plenária desta quarta-feira (22/4) em razão da morte do ex-vereador Jucelino Silva Neto, aos 71 anos. O anúncio do falecimento foi feito pelo 1º vice-presidente da Casa, João Jorge (MDB). “Conforme praxe desta Casa, informo aos senhores vereadores, às assessorias e a todos que estão aqui... »
Atualizado em 22/04/2026 - 16h43Da tribuna do Plenário, vereadores debatem segurança pública e educação
A Sessão Plenária desta quarta-feira (15/4) foi marcada pelos discursos das vereadoras e dos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo. Durante a fase dos comunicados de lideranças, parlamentares trataram de temas como segurança pública e educação. Segurança pública A vereadora Renata Falzoni (PSB) lamentou a morte do entregador de aplicativo Douglas Renato Scheeffer Zwarg,... »
Atualizado em 15/04/2026 - 18h27Câmara Municipal de São Paulo lamenta morte do ex-vereador Zelão
Em razão da morte do ex-vereador José Ferreira dos Santos – conhecido como Zelão – a Sessão Plenária desta terça-feira (14/4) foi desconvocada. A nota de pesar da Câmara Municipal de São Paulo foi lida pelo 1º vice-presidente do Legislativo paulistano, o vereador João Jorge (MDB). Zelão morreu nesta terça-feira, aos 70 anos de idade.... »
Atualizado em 14/04/2026 - 17h20