Na manhã desta terça-feira (25/11), a Comissão Extraordinária do Idoso e de Assistência Social realizou uma reunião de trabalho para ouvir a segunda parte do debate sobre os resultados da pesquisa “Pessoas Idosas que Moram Sozinhas: Demandas para as Políticas Públicas”. O colegiado também recebeu um representante do Portal Nosso Direito para explicar o uso da ferramenta que ensina sobre os direitos dos idosos. O intuito de ambas apresentações foi dar visibilidade a este público.
O presidente da Comissão, vereador Senival Moura (PT), lamentou a falta de quórum para a realização da reunião ordinária, mas destacou que ela não afetou o andamento dos trabalhos. “Hoje, nós fizemos um ótimo trabalho, mesmo com o prejuízo de não termos as notas taquigráficas. As duas apresentações foram fundamentais e maravilhosas”, concluiu o parlamentar.
Apresentações
O Dr. Nivaldo Carneiro Júnior é o coordenador da pesquisa das pessoas idosas que moram sozinhas e destacou que o estudo ouviu 37 pessoas idosas que moram sozinhas nas cidades de Jundiaí, Santo André e São Paulo. “O que se aprende das entrevistas, é que as políticas públicas estão fragmentadas, não há uma conversa intersetorial”, disse o professor.
Os vereadores também ouviram o representante do Portal Nosso Direito, Gustavo Chiquitto, que afirmou que foi desenvolvido uma Inteligência Artificial para auxiliar o munícipe a descobrir os benefícios a que tem direito. “Além de saber se ele é elegível, ele consegue o ‘caminho das pedras’, ele consegue saber o que tem que fazer para solicitar esse benefício. São muitas informações, verdadeiras ou falsas, que podem atrapalhar o idoso”, explicou Chiquitto.
A reunião de trabalho, que pode ser conferida na íntegra neste link, também teve a participação das vereadoras Ely Teruel (MDB) e Sonaira Fernandes (PL).
