Operadora de planos de saúde, Hapvida NotreDame Intermédica não comparece à CPI dos Devedores

Por: FELIPE PALMA
DA REDAÇÃO

25 de junho de 2026 - 16:54
Foto de plenário da Câmara Municipal de São Paulo com vereadores sentados à mesa e público nas cadeiras. Ambiente amplo, paredes claras, crucifixo e telão no fundo com videoconferência projetada. Iluminação uniforme.Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Devedores se reuniu nesta quinta-feira (25/06) para deliberar requerimentos e realizar a oitiva de convidados. O representante da empresa Hapvida NotreDame Intermédica, maior operadora de saúde do Brasil, não compareceu e nem justificou a ausência. Os integrantes do colegiado cobraram a presença da companhia, que consta na lista divulgada pela Prefeitura, em março deste ano, como uma das maiores devedoras da cidade.

Já a Tim Celular S.A. justificou a ausência da convidada, a diretora-financeira Andrea Viegas. A empresa enviou outro profissional. Porém, como a oitiva não foi acertada com a secretaria da CPI, ele não pode ser ouvido. O depoimento de representantes da companhia ficou para o retorno das atividades legislativas em agosto.

O encontro, prejudicado pela ausência dos convidados, repercutiu entre os parlamentares que integram a CPI na Câmara Municipal. Presidente dos trabalhos, o vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) pontuou que após a terceira intimação, a empresa será chamada coercitivamente a comparecer e prestar esclarecimentos.

“A Hapvida deveria vir, mas não nos deu nenhuma satisfação, seja por escrito ou qualquer outra forma de comunicação. Eles foram convidados uma vez, notificamos. Aí foram intimados hoje e já encaminhamos a segunda chamada para 6 de agosto. Caso não venham, aí serão forçados”, disse.

Durante a reunião, o parlamentar também destacou valores que já foram recuperados pela CPI dos Devedores neste período em que está ativa na Casa. Sansão Pereira ainda afirmou que a investigação vai chegar a outras empresas que possuem dívidas bilionárias e até a casa dos milhões com o município.

“A nossa atuação já permitiu recuperar aproximadamente R$ 1,3 bilhão para os cofres da Prefeitura. Valores que poderão ser utilizados em áreas como: saúde, educação, segurança, habitação, obras e serviços. Já temos uma lista das devedoras acima de R$ 100 milhões, vamos divulgá-la e ir atrás de todas elas, vamos puxar débitos de R$ 5 milhões para cima.”

Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura a situação dos grandes devedores de tributos da capital paulista, o vereador Marcelo Messias (MDB) enfatizou a importância de ouvir os convidados que foram chamados pelos integrantes para participar das reuniões. “A Hapvida NotreDame é uma empresa que deve muito para a cidade de São Paulo, inclusive quando você não paga o boleto do seu plano de saúde, você não pode passar no atendimento profissional deles. Mas, para vir na Câmara e prestar depoimento, eles não vêm, não avisam e simplesmente estão ignorando. Isso não pode acontecer porque é uma dívida alta e eles estão prejudicando, principalmente, as pessoas mais vulneráveis do nosso município.”

O último encontro deste semestre da CPI dos Devedores pode ser vista aqui. Participaram os parlamentares: Sansão Pereira (REPUBLICANOS) – presidente, Marcelo Messias (MDB) – relator, Janaina Paschoal (PP), Kenji Ito (PODE), Professor Toninho Vespoli (PSOL) e Silvinho Leite (UNIÃO).

Outras notícias relacionadas