Fique por Dentro: O que é PL e como consultar um?

DA REDAÇÃO

Conhecido no jargão legislativo pela sigla PL, o Projeto de Lei é uma proposta legislativa elaborada por um vereador ou pelo prefeito com objetivo de se tornar uma Lei Municipal.

Para um Projeto de Lei ser aprovado, ele precisa passar por duas votações no Plenário da Câmara Municipal de São Paulo. Após seguir esta norma, o PL segue para apreciação do prefeito, que possui a prerrogativa de sancionar ou vetar a iniciativa.

Antes de seguir para apreciação do Plenário, no qual todos os vereadores votam, os PLs são analisados pelas comissões, a começar pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa, responsável por avaliar a constitucionalidade da proposta apresentada. Em caso de parecer contrário à constitucionalidade, o PL é arquivado. Diante de um parecer favorável, a proposta legal seguirá para as chamadas comissões de mérito, conforme o teor da sugestão legal.

Todas as propostas de lei, tanto do Legislativo como do Executivo, estão disponíveis no Portal da Câmara. Para acessá-las, basta ir até o menu, Atividade Legislativa e selecionar a área de pesquisa Projetos Apresentados. Nesta área é possível consultar os projetos apresentados desde 1948.

Por meio deste recurso, é possível localizar PLs, PLOs (Projetos de Emenda à Lei Orgânica), PDLs (Projetos de Decreto Legislativo) e PRs (Projetos de Resolução). Após escolher o objeto da pesquisa, o internauta deve digitar o número e ano do projeto.

Também é possível fazer uma pesquisa rápida na página inicial do Portal. Descendo a barra de rolagem até o meio da tela e observar, ao lado esquerdo, a ferramenta Consulta Rápida/Atividade Legislativa e clicar em Projetos.

Caso você não saiba o número e o ano do PL, outra opção é clicar no link Vereadores, também na ferramenta Consulta Rápida/Atividade Legislativa, selecionar o autor ou autora e fazer a busca no perfil do ou da parlamentar. Na área inferior da página, estão disponíveis os campos Projetos em Tramitação, Leis Aprovadas e Projetos Vetados.

Para pesquisar uma Lei, o processo é o mesmo. Basta selecionar o link Leis e digitar o número e ano da proposição. Também é possível encontrar a Lei por meio do perfil do autor ou autora.

Mais informações podem ser solicitadas na Ouvidoria da Câmara.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também