Está em andamento na Câmara Municipal de São Paulo o PL 173/10, do vereador Adolfo Quintas (PSDB), que inclui o tópico de estudo e discussão sobre Política, Ética e Cidadania em disciplina da grade curricular do Ensino Fundamental. Na reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esportes desta quarta-feira (13/10), os vereadores aprovaram requerimento do vereador Claudio Fonseca (PPS), que solicitou o retorno ao Executivo do processo relativo a essa proposta.
“Em primeiro, porque todos aqueles projetos que têm impacto financeiro é necessário que nós saibamos se o poder público municipal comporta essa despesa. Não cabe tudo que se pretende incluir, sem que haja uma ampliação do tempo de permanência na escola ou do turno escolar. Ética perpassa todos os conteúdos programáticos, eu posso trabalhar com Ética no conteúdo de História, Geografia, Língua Portuguesa, Artes, Educação Física”, declara Fonseca, que visa consultar a Secretaria Municipal da Educação para fundamentar seu parecer.
Os vereadores também rejeitaram parecer favorável do vereador Jooji Hato (PMDB) ao PL 434/08, do vereador Eliseu Gabriel (PSB), que muda o nome do Parque Municipal Prefeito Mario Covas, na Avenida Paulista, para Parque Municipal René Thiollier. Antigamente, no terreno do parque se localizava o palacete de Thiollier, advogado, mecenas e membro da Academia Paulista de Letras.
Pareceres favoráveis às seguintes propostas foram aprovados pelos vereadores:
PL 060/10, da vereadora Marta Costa (DEM)
PL 128/06, do vereador Toninho Paiva (PR)
PL 152/10, do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR)
PL 166/10, do vereador Gilson Barreto (PSDB)
PL 678/96, do vereador Arselino Tatto (PT)
PL 743/07, do vereador Antônio Donato (PT)
PL 743/09, do vereador Gilson Barreto
Compareceram à reunião da Comissão, os vereadores Claudinho (PSDB), presidente; Marco Aurélio Cunha (DEM); José Olímpio (PP); Jooji Hato; Celso Jatene (PTB); Claudio Fonseca; e Alfredinho (PT).
|
Em discussão a inclusão da Ética no currículo do Ensino Fundamental
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Inovação e Tecnologia amplia debate sobre novas tecnologias e implantação de modelos na cidade
Transporte público, segurança urbana, mobilidade aérea e mudanças climáticas estiveram entre os assuntos debatidos pela Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente no primeiro semestre. É ela que discute pesquisas para subsidiar a elaboração de propostas ligadas a políticas ou de programas de desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação no município. O colegiado –... »
Atualizado em 30/07/2026 - 10h00Moradia, população em situação de rua e direitos socioambientais marcam semestre da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo, responsável por receber, avaliar e investigar denúncias relativas a ameaças ou violações de direitos humanos, além de pesquisar e estudar a situação da cidadania e dos direitos humanos na capital paulista, realizou quatro reuniões no primeiro semestre: uma de instalação, duas... »
Atualizado em 29/07/2026 - 10h00Comissão de Meio Ambiente fecha o semestre discutindo soluções para os alagamentos e ações de melhoria aos parques
Formada por cinco vereadores, a Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais iniciou os trabalhos do semestre em abril. O vereador Alessandro Guedes (PT) foi reeleito à presidência do colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Dr. Murillo Lima (PP). Na primeira reunião após a instalação, a comissão incluiu na pauta de... »
Atualizado em 28/07/2026 - 10h00