Seminário discute a atuação e experiências das CPIs da Câmara de SP

GIOVANNA CECCHI
HOME OFFICE

O Legislativo paulistano realiza no próximo dia 10/12 o seminário “CPI em ação: a experiência da Câmara Municipal de São Paulo”, onde ocorrerá o lançamento do “Guia Digital Introdutório sobre CPIs”, elaborado pela Procuradoria Legislativa. O objetivo é auxiliar as assessorias parlamentares.

Atualmente, a Câmara Municipal conta com cinco CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) simultâneas, algo inédito até então. O evento ressalta a importância dos avanços no processo legislativo da cidade de São Paulo nos últimos anos.

No momento, estão em andamento: CPI da Pirataria, CPI da Prevent Senior, CPI da Violência contra Pessoas Trans e Travestis, CPI dos Animais e CPI dos Aplicativos.

Convidados

Foram convidados para a cerimônia o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), a integrante do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargadora dra. Maria Cristina Zucchi e a vice-presidente do Tribunal Regional Federal da Região, desembargadora federal dra. Consuelo Yoshida.

Confira a programação:

9h30 – Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo;

9h45 – Milton Leite, presidente da Câmara Municipal de São Paulo;

10h – “A CPI na Constituição Federal de 1988: aspectos gerais”: desembargadora dra. Consuelo Yoshida, vice-presidente do TRF da 3ª Região;

10h20 – “A CPI e o Fato Determinado”: desembargadora dra. Maria Cristina Zucchi, integrante do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo;

  • 10h40 – “Tendências Jurisprudenciais sobre CPIs”: dr. Alexandre Kimura, procurador Chefe da ALESP;

11h – Apresentação do “Guia Digital Introdutório sobre CPIs”: dra. Maria Nazaré Lins Barbosa, procuradora chefe da Câmara Municipal de São Paulo;

11h10 –  “Assessoria às CPIs: o papel da Procuradoria”: dr. Ricardo Teixeira da Silva, procurador legislativo;

Apoio: Escola do Parlamento e do Centro de Estudos Legislativos “CELEG” da Procuradoria da Câmara para sua realização.

Participação

Para participar de forma on-line, faça sua inscrição aqui. Também é possível acompanhar o evento presencialmente, mediante comprovante de vacinação contra Covid-19.

Serviço:
Seminário “CPI em ação: a experiência da Câmara Municipal de São Paulo”
Data: 10/12⋅
Horário: 09h30 às 11h30
Local: Salão Nobre – 8º andar da Câmara Municipal de São Paulo
Transmissão: Salão Nobre e redes sociais da CMSP

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também