A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude debateu, em sua reunião de trabalho, nesta terça-feira (13/10), a legislação que trata dos conselhos tutelares e o respectivo trabalhos dos conselheiros.
A representante da Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos, Suzana Dias Vasconcelos, falou do estudo para atualizar a legislação dos conselhos e a possível regulamentação da profissão. Explicou que ouve avanço estrutural na área das subprefeituras e que as Secretarias de Gestão Participativa, de Finanças e de Planejamento analisam processos para envio de projeto de lei à Câmara que contemple os conselheiros municipais.
Durante o encontro, foi passado aos vereadores que há um projeto federal tramitando no Congresso que contempla o tema. O vereador Alfredinho (PT) ressaltou a importância do trabalho dos conselheiros tutelares da capital e disse “que seria importante o município se antecipar ao governo federal e propor a própria regulamentação antes de um plano federal.”
A vereadora Sandra Tadeu (DEM) enfatizou a preparação dos conselheiros, a participação de equipes multidisciplinares com psicólogos e assistentes sociais, e pediu um estudo maior para melhorar a organização dos conselhos.
Participaram da reunião os vereadores Agnaldo Timóteo (PR), Sandra Tadeu, Alfredinho e Netinho de Paula (PCdoB), presidente.
|
Criança e Adolescente debate legislação dos Conselhos Tutelares
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Educação avança projeto sobre programa de saúde mental nas escolas
Na tarde desta quarta-feira (17/06), a Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo analisou uma pauta com 18 projetos – um deles foi adiado. O colegiado também aprovou nesta tarde cinco requerimentos. Entre as matérias com pareceres aprovados está o PL (Projeto de Lei) 187/2025, da vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO). O... »
Atualizado em 17/06/2026 - 16h52CCJ dá aval a projetos sobre educação, saúde e assistência social
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) se reuniu nesta quarta-feira (17/06) para apreciar uma pauta com 95 itens. Foram 78 PLs (Projetos de Lei), 15 PDLs (Projetos de Decreto Legislativo) e dois PRs (Projetos de Resolução). No total, 72 propostas receberam aval do colegiado. Boa parte das matérias propõe títulos e honrarias,... »
Atualizado em 17/06/2026 - 16h03Audiência de Política Urbana debate projeto de requalificação com incentivos fiscais
Nesta quarta-feira (17/06), a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente promoveu uma audiência pública sobre projetos de iniciativa de vereadores. Na pauta, 14 propostas relacionadas a temas como limpeza urbana, edificações e regularização fundiária, infraestrutura urbana e mobiliário público, arborização, proteção e bem-estar animal e a criação de pesqueiros públicos. Entre os PLs... »
Atualizado em 17/06/2026 - 16h03.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)