pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

CPI da Poluição Petroquímica aprova requerimentos cobrando relatórios de secretarias e entidades

Por: HANNA BELTRÃO - DA REDAÇÃO

10 de novembro de 2022 - 12:57

CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Poluição Petroquímica aprovou, nesta quinta-feira (10/11), quatro requerimentos de autoria dos membros do colegiado cobrando, em um prazo de 7 dias, respostas urgentes por parte de diversas entidades envolvidas nas oitivas. O colegiado investiga supostos danos causados pela poluição a moradores de bairros da zona leste que ficam no entorno do Polo Petroquímico de Capuava.

O primeiro requerimento foi direcionado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para que a mesma possa encaminhar respostas aos requerimentos aprovados pela Comissão, que ainda seguem pendentes pelos setores responsáveis da pasta.

Os outros três requerimentos foram direcionados à Fundação do ABC (Organização Social de Saúde), que cobre a região do bairro de São Mateus, zona leste da capital, à CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e à Secretaria Estadual de Saúde. Os documentos solicitam ainda à secretaria administrativa da Comissão que juntem os anexos de cópias dos ofícios encaminhados a todas as entidades.

Para o presidente da CPI, vereador Alessandro Guedes (PT), o objetivo dos requerimentos é obter informações que ajudem a traçar as novas estratégias da CPI. “Isso irá fazer a gente ter a visão de qual passo precisamos dar para poder coletar essas informações”. O parlamentar afirmou ainda que a Comissão deve realizar uma reunião de publicidade restrita, para que possam tratar assuntos que ainda não podem ser expostos de maneira ampla e irrestrita.

Denúncias

A população pode fazer denúncias sobre a poluição, trazer informações sobre questões de saúde dos moradores dos bairros vizinhos e apresentar sugestões para redução da poluição pelo e-mail cpi-poluicaopetroquimica@saopaulo.sp.leg.br ou neste link.

Também participaram dos trabalhos de hoje, os vereadores Professor Toninho Vespoli (PSOL), Sandra Tadeu (UNIÃO) e Xexéu Tripoli (PSDB), em reunião que pode ser conferida na íntegra no vídeo abaixo:

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar