O tráfico de animais silvestres voltou a ser discutido na reunião da Comissão de Estudos de Proteção Animal que aconteceu nesta quarta-feira (17/06) na Câmara Municipal. Segundo o capitão da Polícia Militar Ambiental, Marcelo Robis Francisco Nassaro, metade das apreensões dos bichos em todo Estado acontecem na região metropolitana de São Paulo. “80% dos animais apreendidos aqui provêm de outros estados, por isso uma regra municipal de combate ao tráfico não vai resolver o problema. É necessário uma política nacional. Os municípios podem contribuir com a educação ambiental, ela é importante para que as pessoas não queiram ter animais”, defendeu ele.
O vereador e presidente da Comissão, Roberto Tripoli(PV), defende a criação de leis especificas de combate ao comércio para o município. “São Paulo serve de exemplo para o Brasil. E, além disso, as decisões do Congresso Nacional são muito demoradas”, completou ele.
A impunidade dos traficantes de animais foi uma das razões apontadas pelo delegado da 7ª Delegacia Seccional, Jair Ortiz, para a reincidência dos crimes. “Os traficantes não são presos, porque a detenção não é prevista no Código Penal. Precisamos investigar outros delitos para enquadrá-los e, assim, aplicar penas mais duras”, afirmou.
O capitão Nassaro explicou que houve um repasse de atribuições do IBAMA para o governo do estado. Foi criado o CADFAUNA que é um Cadastro Estadual das Atividades que utilizam animais da fauna silvestre nativa ou exótica, seus produtos e subprodutos no Estado de São Paulo, com o objetivo de normatizar a proteção da fauna silvestre, combater o comércio ilegal de animais e instalar locais de recebimento de animais silvestres capturados.
Também estiveram presentes na reunião os vereadores Aurélio Miguel(PR), Atílio Francisco(PRB),Gilberto Natalini(PSDB) e representantes da Guarda Civil Ambiental
|
Comissão discute tráfico de animais silvestres
Categorias
Outras notícias relacionadas
Na próxima semana, audiência debate a importância das bibliotecas e dos profissionais de Biblioteconomia
A Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de São Paulo remarcou para o fim deste mês o debate sobre a importância das bibliotecas, de profissionais e alunos com formação técnica em Biblioteconomia. A audiência pública – solicitada pelo vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL) – será na sexta-feira (25/09) da semana que vem, às 19h.... »
Atualizado em 17/09/2026 - 19h26Comissão discute dificuldades enfrentadas pelos Conselhos Tutelares e prevê criar grupo de trabalho
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta quinta-feira (17/09) o coordenador da Comissão Permanente dos Conselhos Tutelares da cidade de São Paulo, Rodolfo Rodrigues Buzzone, atendendo a um requerimento da presidente do colegiado, a vereadora Ana Carolina Oliveira (PODE). Os... »
Atualizado em 17/09/2026 - 18h59Prestação de contas: Câmara debate metas fiscais da Prefeitura do 2º quadrimestre
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo receberá representantes da Secretaria da Fazenda para debater as metas fiscais do Executivo relativas ao 2º quadrimestre de 2026 (período de maio a agosto). A prestação de contas atende ao artigo 9º, § 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina que a... »
Atualizado em 17/09/2026 - 14h11

