A Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara Municipal de São Paulo, reunida na quinta-feira (23/10), na Sala Sérgio Vieira de Melo, aprovou requerimento do vereador e presidente da comissão Abou Anni (PV) a ser enviado ao secretário municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Eduardo Jorge Martins.
No documento, o parlamentar solicita o envio à comissão de cópia do contrato de concessão à empresa Controlar S/A do Serviço de Inspeção Técnica Veicular e posteriores aditamentos e que preste as seguintes informações:
1) Como é feita a fiscalização pela empresa Controlar S/A, ora concessionária do Serviço de Inspeção Veicular? Há relatórios de fiscalização? Quantos funcionários são responsáveis pela fiscalização? São em número suficiente para cobrir a fiscalização atual e a que será iniciada em 2009?
2) Quantas reclamações foram feitas à SVMA ou à empresa concessionária sobre danos a veículos após o processo de inspeção? Quais foram os problemas apontados e qual foi o procedimento da SVMA sobre a questão?
3) Tendo em vista a ocorrência de diversas reclamações por parte de proprietários de veículos submetidos à fiscalização, cujo o veículo teria apresentado problemas mecânicos após a inspeção, questiona-se como a SVMA pode garantir que o procedimento de inspeção é perfeitamente seguro e não acarreta danos aos veículos inspecionados?
4) Qual é a estrutura de inspeção projetada para atender as inspeções obrigatórias a partir de 2009? Qual é a demanda prevista a partir de 2009? A estrutura projetada será suficiente para atender a essa demanda?
5) Qual é a justificativa para a incidência de ISS sobre o serviço prestado pela empresa concessionária e qual a sua base de cálculo?
PLs
Os vereadores Ricardo Teixeira (PSDB), Lenice Lemos (DEM), Antonio Goulart (PMDB) e Donato (PT), integrantes da comissão, aprovaram ainda os pareceres favoráveis aos projetos de lei 041/08 e 138/08, ambos de autoria do vereador Abou Anni. O primeiro proíbe o estabelecimento das feiras livres em vias públicas atribuídas às linhas do transporte coletivo urbano de passageiros, enquanto o segundo introduz alterações na Lei 14.491/07, que trata da regulamentação da atividade de transporte de pequenas cargas, denominado motofrete.
|
Comissão de Trânsito e Transporte aprova o envio de requerimento ao secretário Eduardo Jorge
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Educação aprecia 42 itens na última reunião de 2025
A Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo analisou 42 PLs (Projetos de Lei) e um requerimento durante reunião realizada nesta quarta-feira (17/12). Este foi o último encontro do colegiado do ano. Projetos Entre as matérias com pareceres aprovados está o PL 702/2025, da vereadora Sandra Santana (MDB), que cria... »
Atualizado em 17/12/2025 - 17h37Comissão de Finanças aprova parecer do projeto sobre o orçamento da cidade para 2026
Na última reunião do ano, realizada nesta quarta-feira (17/12), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo aprovou os pareceres aos Projetos de Lei do Executivo que tratam da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026 (PL 1169/2025) e o PPA (Plano Plurianual) para o quadriênio de 2026 a 2029 (PL 1168/2025).... »
- Comissões
- Finanças
- Geral
- Notícias
- Orçamento 2026
- Plano Plurianual
- Subcomissão
- Subcomissão de Cultura
Legalidade de projetos de vereadores em diferentes áreas avança na última reunião da CCJ de 2025
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) se reuniu nesta quarta-feira (17/12) para apreciar PLs (Projetos de Lei) de vereadores. Também avançaram propostas relacionadas a títulos e honrarias, datas e eventos e denominações. Frente Parlamentar Ainda na reunião desta quarta, o colegiado deu aval ao PR (Projeto de Resolução) 81/2025 – da vereadora... »
Atualizado em 17/12/2025 - 16h42

