Na reunião da Comissão Extraordinária de Relações Internacionais desta quinta-feira (22/5), foram aprovados três requerimentos de autoria da presidente, vereadora Zoe Martínez (PL). Ela requereu o envio de comunicação oficial aos consulados sediados em São Paulo, informando sobre a instalação do colegiado, funcionamento e sua nova composição para reforçar a disponibilidade de diálogo e o encaminhamento de demandas junto à cidade.
Serão convidados para a próxima reunião a secretária municipal de Relações Internacionais, Ângela Gandra, e o secretário executivo de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini, para colaborar com informações de ações, prioridades e metas estabelecidas para 2025, bem como a participação de São Paulo na COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025.
Para aproximar a Comissão da comunidade acadêmica, a presidente Zoe Martínez também requereu uma reunião com alunos, professores e coordenadores de curso de universidades que tenham o curso de graduação de Relações Internacionais. A ideia é consolidar a Câmara como um espaço de discussão de temas internacionais, troca de experiências, fomento de projetos de cooperação e estímulo de agendas internacionais relevantes.
“É a primeira reunião oficial após a instalação da Comissão de Relações Internacionais. O convite para os secretários é para trazer o Executivo para perto, fazer um trabalho em conjunto e para que eles tenham a oportunidade de falar sobre o trabalho que vem exercendo. Também quero trazer os estudantes das universidades para a Câmara Municipal, na mesma proposta de aproximá-los dos parlamentares, pois acho que podem acrescentar muito e quero abrir a Comissão ao público”, afirmou a vereadora Zoe.
Um minuto de silêncio foi realizado na reunião em respeito e solidariedade ao casal de funcionários da Embaixada de Israel em Washington (Estados Unidos),Yaron Lischinsky e Sarah Milgram, mortos a tiros ontem (21/5) na saída de um evento voltado a ajudar os moradores de Gaza no Museu Judaico da capital. O momento também foi dedicado às crianças palestinas que estão em situação de fome em Gaza.
A reunião foi composta pela presidente, vereadora Zoe Martínez (PL), a vice-presidente, vereadora Cris Monteiro (NOVO) e os vereadores Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). Acompanhe a íntegra aqui.