Em reunião realizada nesta quinta-feira (9/10), a Comissão Extraordinária de Relações Internacionais da Câmara Municipal de São Paulo aprovou três requerimentos de autoria da presidente do colegiado, a vereadora Zoe Martínez (PL).
O primeiro requerimento pede a realização de Audiência Pública para debater a liberdade de expressão e a situação de cidadãos brasileiros que buscam refúgio em outros países para escapar de perseguições, bem como de estrangeiros que chegam a São Paulo em busca de abrigo contra regimes autoritários. Serão convidados representantes da revista Timeline, Instituto Conservador Liberal, Frente Parlamentar Conservadora em Defesa da Liberdade da Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Secretaria da Casa Civil, Consulado Geral dos Estados Unidos, e do Conselho Municipal de Nova York.
Já o segundo documento pede a realização de discussão, em Sessão Ordinária, sobre a conscientização de regimes totalitários ao redor do mundo. O objetivo é debater experiências internacionais de governos autoritários que resultaram em violações de direitos humanos a fim de reforçar, junto à população paulistana, a importância da democracia e da liberdade individual.
O terceiro requerimento aprovado visa debater o potencial estratégico e os desafios do setor de Terras Raras, envolvendo representantes do governo federal e estadual, de entidades do setor produtivo e de associações industriais, bem como de instituições internacionais, acadêmicas e de pesquisa. O objetivo é analisar as oportunidades econômicas, tecnológicas e ambientais relacionadas à exploração e o uso de Terras Raras, debatendo políticas públicas que fortaleçam a competitividade do Brasil e de São Paulo no mercado global.
Novo horário das reuniões
A Comissão ainda aprovou a alteração do horário das reuniões do colegiado que passam a acontecer a partir das 10 horas. Além da presidente do colegiado, vereadora Zoe Martínez (PL), os trabalhos desta quinta-feira contaram com a participação dos vereadores Cris Monteiro (NOVO) e Rubinho Nunes (UNIÃO)