Câmara de SP realiza 8ª edição da Medalha e Diploma Jânio Quadros e homenageia GCM

Afonso Braga | REDE CÂMARA SP

KAMILA MARINHO
HOME OFFICE

Na tarde desta sexta-feira (26/11), a Câmara Municipal de São Paulo homenageou a GCM (Guarda Civil Metropolitana), representantes da sociedade civil, de CONSEGs (Conselhos Comunitários de Segurança), da Polícia Militar e oficiais das Forças Armadas para a entrega da Medalha e Diploma Jânio Quadros.

Sobre a homenagem

O prêmio é referência ao ex-presidente da República e ex-prefeito da capital paulista Jânio Quadros (1927 – 1992). Foi dele a iniciativa de oficializar a GCM na cidade, em 1986. Por causa da pandemia de Covid-19, a solenidade que aconteceria dia 15 de setembro, Dia do Guarda Civil, foi adiada e ocorreu nesta sexta.

Parlamentares

A sessão solene foi presidida pela vereadora Edir Sales (PSD), proponente da solenidade. A parlamentar destacou a importância do trabalho desenvolvido pela corporação. “A razão desta solenidade é prestar um justo reconhecimento aos profissionais da segurança pública que se destacam no exercício de suas funções, arriscando suas vidas em defesa dos paulistanos”.

Também presente à sessão, o vereador Delegado Palumbo (MDB), que prestou homenagem aos colegas responsáveis pela segurança da cidade. “É sempre um prazer falar sobre a Guarda, dos meus irmãos e irmãs de armas que lutam e se esforçam todos os dias em prol de uma São Paulo mais segura”.

O vereador Camilo Cristófaro (PSB) lembrou-se da época em que a GCM foi instalada na capital. “Em 1986 eu fui nomeado pelo Jânio Quadros como oficial de gabinete, juntamente com Renato Tuma, pai de Eduardo Tuma e o nosso querido Eurípedes Sales, irmão da vereadora Edir. Na época, nós fizemos o alistamento dos primeiros 600 GCMs de São Paulo”.

Executivo

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina De Souza, ex-comandante da Guarda Civil Metropolitana representou o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e falou sobre a importância do reconhecimento para todos os homenageados.

“Todas as vezes que um dos nossos recebe uma honraria, é como se todos nós estivéssemos recebendo. Nesse momento em que nós nos felicitamos pelo reconhecimento, é toda a Guarda Civil que está sendo reconhecida”.

GCM

O comandante-geral Inspetor Superintendente Agapito Marques falou sobre a missão da Guarda em mais de três décadas de trabalho e dedicação. “Essa Medalha Jânio Quadros traz um pouco da nossa história. Afinal de contas, quando Jânio começou sua campanha para prefeito, ele já falava em recriar a Guarda Civil. São 35 de existência. A Guarda Civil já fez muito pela cidade e continuará fazendo”.

TCM

O conselheiro do TCM-SP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo), ex-vereador Eduardo Tuma, se emocionou ao se lembrar do pai que auxiliou na fundação da Guarda Civil e falou sobre a proteção que os guardas civis trazem à comunidade. “Hoje, a GCM é a polícia comunitária, é a polícia presente na cidade. É aquele que transmite a tão desejada sensação de segurança pública”.

Forças Armadas

O Major-Brigadeiro do Ar, Pedro Luís Farcic, COMGAP (Comando-Geral de Apoio) foi um dos homenageados durante a sessão e fez parte da composição da mesa de autoridades.

Clique aqui e conheça dos agraciados com a Medalha e Diploma Jânio Quadros.

Assista aqui à Sessão Solene de entrega da Medalha e Diploma Jânio Quadros.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também