A Câmara Municipal de São Paulo, em reunião extraordinária desta quarta-feira (24/06), aprovou, em segunda fase de discussão, o PL 211/09, do vereador Penna (PV), que disciplina a eliminação do PCBs, substância contaminante que está presente em equipamentos elétricos de alta voltagem como transformadores e capacitores. Esses aparelhos geralmente são remetidos aos lixões e causam danos ao meio ambiente. O PL, que vai à sanção do prefeito, estipula o ano de 2020 como prazo máximo para a eliminação e descontaminação dos equipamentos. Essa substância sintética é mais conhecida como Ascarel. “Nos anos 80 foi proibida a fabricação desta substância, mas não o seu uso e hoje os equipamentos feitos naquela época estão vencendo e sendo descartados. O Ascarel é muito perigoso, porque é uma substância que perdura nos organismos. Se a água de um rio for contaminada, uma pessoa que comer um peixe deste rio também poderá se contaminar”, esclarece Penna.
Os vereadores também aprovaram o PL 316/08, do vereador Antônio Donato (PT) – com substitutivo do próprio autor – que regulamenta a qualificação do turismo no Município por meio da capacitação de jovens e adultos. A proposta foi também aprovada em segunda discussão. Os vereadores aprovaram também os seguintes itens da sua pauta de votação:
PL 150 /2009, do Vereador SOUZA SANTOS (PSDB) Dispõe sobre a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Município de São Paulo o Dia da Consciência Jovem, a ser comemorada todo último domingo de abril de cada ano, e dá outras providências. FASE DA DISCUSSÃO: 2ª PL 220 /2009, do Vereador FRANCISCO CHAGAS (PT) PL 247 /2009, do Vereador MARCO AURELIO CUNHA (DEMOCRATAS) PL 123 /2009, do Vereador QUITO FORMIGA (PR)
Dispõe sobre a padronização do uniforme escolar da Rede Municipal de Ensino. FASE DA DISCUSSÃO: 2ª PL 69 /2009, do Vereador GABRIEL CHALITA (PSDB)
Dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao Bullying escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas de educação básica do Município de São Paulo, e dá outras providências. FASE DA DISCUSSÃO: 2ª PL 363 /2009, do Vereador MILTON LEITE (DEMOCRATAS) PL 399 /2009, do Vereador CELSO JATENE (PTB) PL 371 /2008, DO EXECUTIVO PL 407 /2008, DO EXECUTIVO PL 408 /2008, DO EXECUTIVO PL 409 /2008, DO EXECUTIVO PL 724/2007, do Vereador ADILSON AMADEU (PTB)
ALTERA DENOMINAÇÃO DE LOGRADOURO PÚBLICO DA ATUAL RUA PANHAMES, NO BAIRRO DE VILA BEATRIZ REGIÃO LESTE DA CIDADE, PARA RUA CARMELA CORRÊA DO PRADO. |
Câmara aprova projeto que disciplina a destinação final de equipamentos que contêm substância contaminante PCB
Categorias
Outras notícias relacionadas
Assuntos nacionais marcam a Sessão Plenária desta terça-feira
Na Sessão Plenária desta terça-feira (08/09), vereadores da capital subiram à tribuna para se posicionarem sobre assuntos nacionais. Questões relacionadas ao STF (Supremo Tribunal Federal) marcaram os trabalhos da tarde. Cada parlamentar que aproveitou o espaço de fala teve até minutos para se manifestar. Quem abriu os debates do Plenário foi a vereadora Janaina Paschoal... »
Atualizado em 08/09/2026 - 17h57Vereadores discursam sobre educação, Setembro Amarelo e Verde e apreensão de bicicletas; confira assuntos da sessão desta 3ª
Com discursos de até cinco minutos, as vereadoras e os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo discutiram temas de livre escolha na fase dos comunicados de lideranças na primeira Sessão Plenária de setembro. A vereadora Amanda Paschoal (PSOL) presidiu os trabalhos desta terça-feira (01/09). Educação A vereadora Luana Alves, líder do PSOL na Casa,... »
Atualizado em 01/09/2026 - 18h29

