Audiência Pública: Comissão de Finanças debate projetos sobre direitos da criança e do adolescente

Por: DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

10 de setembro de 2025 - 14:38
Foto da Audiência Pública da Comissão de Finanças de 10 de setembro de 2025. Na foto, há quatro pessoas: homem ao microfone, dois ao púlpito e cinegrafista em frente. Ambiente interno com parede clara, porta cinza e tela com texto projetado. Iluminação uniforme.Douglas Ferreira | REDE CÂMARA SP

Em Audiência Pública realizada na manhã desta quarta-feira (10/9), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo debateu 15 PLs (Projetos de Lei) de autoria de vereadores sobre temas diversos.

Entre as propostas debatidas estava o PL 95/2021. De autoria da vereadora Rute Costa (PL) e coautoria dos vereadores Silvinho Leite (UNIÃO) e Thammy Miranda (PSD), o projeto cria o Fundo Municipal de Combate ao Abuso Infantil.

O objetivo é financiar ações de prevenção, resgate e tratamento da criança e da família vítima de abuso, em atuação direta do município e/ou de instituições sem fins lucrativos da sociedade civil organizada conveniadas. A gestão dos recursos será da Fundação de Ação Social.

Presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Esequias Marcelino se mostrou contrário ao projeto. “O Conselho considera desfavorável essa questão, porque já existe o FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente), que já faz esse trabalho”.

Outro projeto discutido foi o PL 84/2025, do vereador André Santos (REPUBLICANOS), que busca assegurar o direito à alimentação adequada e inclusiva, nas escolas públicas e privadas do município de São Paulo, às crianças atípicas com seletividade alimentar.

A proposta atende crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), Síndrome de Down ou outras condições médicas ou neurológicas que impactem sua alimentação. Está prevista a elaboração de um plano individualizado que contemple as necessidades alimentares específicas de cada criança atípica, considerando restrições, recomendações médicas e orientações nutricionais.

Presente à audiência, o estudante de gestão pública no IFSP (Instituto Federal de São Paulo) David Coelho fez considerações ao PL. “De onde virá o orçamento, caso aprovado esse projeto? Principalmente sobre as secretarias que ficarão responsáveis pela avaliação e pelo monitoramento, porque é um projeto bastante importante”.

Educação, saúde e meio ambiente foram alguns dos temas das outras propostas discutidas. Neste link você confere a lista completa. A Audiência Pública desta quarta-feira foi conduzida pelo presidente da Comissão de Finanças, vereador Jair Tatto (PT). A íntegra pode ser conferida neste link.

Outras notícias relacionadas