Vereador sugere criação de feriado no Dia Internacional da Mulher

MARCO CALEJO

O PL (Projeto de Lei) 129/2019, de autoria do vereador Arselino Tatto (PT), propõe que o Dia Internacional da Mulher, que acontece anualmente no dia oito de março, passa a ser feriado na cidade de São Paulo.

Segundo a justificativa do projeto, a data é uma celebração das mulheres pelas conquistas sociais, políticas e econômicas alcançadas ao longo dos anos. No Brasil, diz o PL, a luta pelos direitos da mulher marcou a busca por melhores condições de trabalho e de qualidade de vida.

Ainda na justificativa, o projeto traz um relato da professora Maria Célia Orlato Selem, mestre pela UnB (Universidade de Brasília) e doutora pela UNICAMP (Universidade de Campinas).

“O dia oito de março deve ser visto como um momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países”, afirma Maria Célia.

O vereador Tatto também ilustra a proposta com informações levantadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2017, segundo as quais mais de um milhão de mulheres são vítimas de violência doméstica no Brasil.

O projeto menciona ainda que a violência tem sido combatida por meio da defesa do direito das mulheres, como no caso da Lei do Feminicídio, sancionada em 2015.

O Projeto de Lei está em tramitação nas comissões da Câmara Municipal de São Paulo.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Arselino Tatto. No link, você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário Fale com o Vereador.