Tempo de qualificar

VEREADOR ALESSANDRO GUEDES (PT)

O mercado de trabalho no Brasil enfrenta hoje uma das piores crises dos últimos anos. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que chegamos a 13,4 milhões de pessoas desempregadas.

Neste cenário, os mais jovens e os menos qualificados na população vulnerável são os mais impactados. O que fazer?
A administração pública pode e deve dirigir seus esforços e recursos para impulsionar programas de orientação e qualificação profissional a esta parcela da população. É fato que os efeitos negativos da crise podem perdurar muito mais do que a própria crise para quem não está preparado.

Quando assumi o mandato de vereador na cidade de São Paulo, iniciamos uma ação no sentido de aprovar projetos de emendas no Orçamento da Prefeitura exclusivamente para investir em cursos de qualificação profissional, com foco nas áreas periféricas da cidade, onde estão os trabalhadores mais pobres, mais vulneráveis.

Deu certo. De lá pra cá, somam 8,5 mil pessoas qualificadas para o mercado de trabalho. Tenho muito orgulho desta iniciativa. Em fevereiro passado, participei da formatura de cerca de 400 novos profissionais, numa cerimônia no auditório da FATEC (Faculdade de Tecnologia).

Com as entidades parceiras, que tem expertise em mercado profissional, temos programado uma grade de cursos que envolve profissões como eletricista, cabeleireiro, auxiliar administrativo, instalador de som, manicure, administrador de negócios, gastronomia, entre outros. Todos os participantes recebem também noções de empreendedorismo.

Estamos agora articulando pela liberação de R$ 900 mil, recursos já aprovados no Orçamento da prefeitura, para novos cursos de qualificação. É provável que no segundo semestre possamos dar início a estes cursos. Temos feito gestão junto à secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho para a liberação desta verba, que certamente fará diferença na vida de muitas pessoas.

 

Deixe uma resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também