Revista Apartes produz reportagem sobre os 30 anos da Lei Orgânica Municipal

MARCO CALEJO
HOME OFFICE

As fotos que estampam a reportagem da Revista Apartes, sobre os 30 anos da Lei Orgânica Municipal, são de 1990. Elas ilustram um fato marcante na história da cidade de São Paulo. Há três décadas, os vereadores da época discutiam formas para garantir a democracia, dando voz à sociedade paulistana.

A Lei Orgânica, promulgada em 5 de abril de 1990, ainda rege no município. Lembra a matéria que, para ampliar a participação popular na administração municipal e aproximar os paulistanos do poder público, foram criadas Subprefeituras e instituídos Conselhos Municipais.

A Revista Apartes narra em detalhes os debates daquele período para a elaboração da proposta. Para repercutir o assunto, a reportagem ouviu pesquisadores e sociólogo, além de vereadores e profissionais que trabalhavam na Câmara Municipal de São Paulo na ocasião.

Entre os parlamentares que participaram das discussões e votações da Lei Orgânica, e que atualmente também ocupam cadeiras legislativas, estão os vereadores Arselino Tatto (PT), Eduardo Suplicy (PT) e Gilson Barreto (PSDB).

O texto da reportagem “Lei máxima da cidade completa 30 anos” é assinado pelo jornalista Rodrigo Garcia e as fotos são do fotógrafo Reinaldo Stávale. Clique aqui para ler a matéria completa.

REVISTA APARTES

A Revista Apartes é uma plataforma digital da Câmara Municipal de São Paulo, que repercute temas do Legislativo paulistano e produz conteúdos especiais sobre o município.

Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também