Comissão de Saúde faz diligência no Hospital Cidade Tiradentes

MARIA RITA WERNECK
DA TV CÂMARA

A comissão de Saúde da Câmara fez uma visita ao Hospital Cidade Tiradentes nesta quarta-feira (17/5), depois de receber uma denúncia sobre duas gestantes que morreram após os partos realizados no local em março.

No dia 17 de março, a maternidade do hospital foi interditada por quase 10 dias pela Vigilância Sanitária e pela Secretaria Municipal da Saúde. Isso por conta da investigação das mortes. Diante da suspeita de infecção hospitalar, a Comissão de Saúde fez uma diligência nas instalações da unidade, principalmente nas alas de ginecologia e obstetrícia.

De acordo com a vereadora Rute Costa (PSD), presidente da comissão, a visita foi satisfatória. “A gente veio verificar se a ginecologia e a obstetrícia oferecem algum risco à população. Particularmente, não vi risco nenhum”, disse.

Acompanhados pelo diretor clínico, funcionários do hospital e de uma comissão técnica da Câmara Municipal, formada por médica, enfermeira e psicóloga, os vereadores tiveram acesso a informações sobre o atendimento e à infraestrutura da unidade de saúde.

A vereadora Adriana Ramalho (PSDB) disse que foram feitos questionamentos sobre os equipamentos e materiais utilizados no hospital e sobre a infraestrutura geral.

Para o vereador Gilberto Nascimento (PSC), uma coisa é certa. Faltam funcionários no local. “O número de partos gira em torno de 300 a 350 por mês. O fluxo é muito grande. Estamos conhecendo efetivamente o trabalho e uma coisa é certa: precisa de mais gente, um melhor atendimento”.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, as mortes das duas gestantes aconteceram depois de um ano e meio sem ocorrências de óbito materno no Hospital Cidade Tiradentes. No ano passado foram realizados cerca de 3,8 mil partos no local.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que não há relação entre a infecção contraída pelas pacientes e o ambiente do hospital. A Comissão de Saúde da Câmara aguarda que a diretoria do hospital envie os laudos sobre o caso.

Veja também