Aprovada a Criação do Conselho Municipal de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa

Imagem ilustrativa

DANIEL MONTEIRO

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, na sessão da última quinta-feira (13/02), o PL (Projeto de Lei) 678/2019 que cria o COMPLIR/SÃO PAULO (Conselho Municipal de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa).

Segundo o projeto, do vereador Quito Formiga (PSDB), em coautoria com o presidente da Casa, vereador Eduardo Tuma (PSDB) e o vereador Isac Félix (PL), o conselho será subordinado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e terá caráter permanente e consultivo.

A proposta segue agora para sanção ou veto do prefeito.

Atribuições do COMPLIR

O órgão deverá contribuir na definição de políticas públicas destinadas a promover a liberdade de crença e a combater a intolerância religiosa.

Deverá também propor diretrizes, normas, instrumentos e prioridades de ação na área.

Desenvolverá ações sociais, econômicas, educativas e culturais que visem à promoção da liberdade religiosa e ao combate ao preconceito e à intolerância.

Encaminhará e acompanhará denúncias de violações de direitos de pessoas ou grupos religiosos relacionados à intolerância religiosa; entre outras atribuições do COMPLIR.