O secretário municipal adjunto de Saúde, José Maria Orlando, compareceu à audiência pública da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher desta quarta-feira (25/08), para prestar contas das ações e da execução orçamentária da pasta no segundo trimestre de 2010.
O Orçamento previsto para a saúde no exercício de 2.010 é da ordem de R$ 5 bilhões e 400 mil, sendo 3.855.000 derivados de recursos do Tesouro municipal, somados a 1 bilhão e 500 mil drenados pela União e 40 milhões e 600 mil destinados pelo Governo do Estado de São Paulo. Até agora, uma fatia de 50,3% desse montante já foram executados até o meio deste ano.
28% das verbas orçamentárias são desembolsadas para a assistência hospitalar; 37% para atenção básica; e 27% para custear o RH da saúde. 8% do Orçamento, ainda, são gastos com apoio e desenvolvimento (sobretudo atividade administrativa).
A média mensal de atendimentos nas 115 unidades das AMAs convencionais chegou a 827.726. O secretário-adjunto também acrescentou que nos meses de janeiro, fevereiro e junho (habitualmente de férias escolares) acusou-se – no último semestre – uma queda no número de consultas em UBSs e de internações.
No segundo trimestre de 2009, foram 102.752 os atendimentos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No mesmo período de 2.010, foram 107.022 atendimentos.
Orlando ressaltou que a UBS Vila Marcelo, em Parelheiros, começou a funcionar em 28 de junho. Em relação à saúde mental, apontou como realização prevista para o segundo semestre a construção de 19 novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs).
Orlando também passou em revista as metas do Plano Municipal de Saúde 2.010 – 2.013, abordando objetivos como a redução da mortalidade infantil. Em 2.000, o coeficiente de mortalidade infantil de 15,8% caiu para 12%, em 2.008. Ainda, não se conhecem números de 2009 e 2010.
Médicos de família e profissionais sem CLT
O presidente da Comissão de Saúde, vereador Zelão (PT), considerou insuficiente o número de equipes de saúde da família e defendeu um relacionamento melhor entre Município e Governo federal para turbinar esse contingente. “O médico de saúde da família é difícil, mas é mais rápido. Construir um hospital é mais demorado”, comentou.
Os vereadores também se incomodaram com a persistência na rede de profissionais da saúde sem registro em carteira profissional, na condição de pessoas jurídicas e sem direitos trabalhistas. “Temos que fazer uma pesquisa maior e rever todas essas licitações e contratos da Prefeitura com empresas terceirizadas”, cobrou a vereadora Sandra Tadeu (DEM).
|
SMS presta contas do último trimestre em audiência pública
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Finanças marca audiência para discutir 26 projetos de vereadores
No próximo dia 29 de abril, às 10h30, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo irá discutir em Audiência Pública uma pauta com 26 PLs (Projetos de Lei). As propostas são de vereadores e vereadoras de diferentes bancadas partidárias. Entre os temas das matérias estão saúde, educação, proteção animal, criança... »
Atualizado em 23/04/2026 - 19h50Estudo sobre as calçadas de São Paulo é apresentado à Subcomissão da Câmara
A Subcomissão de Calçadas e Mobilidade a Pé, vinculada à Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica, recebeu nesta quinta-feira (23/4) especialistas e pesquisadores da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Cidades. A reunião abordou um estudo – intitulado Ruas Compartilhadas – encomendado pelo Banco Mundial que analisou as condições e oportunidades para a gestão e financiamento... »
Atualizado em 23/04/2026 - 14h56Audiência Pública: Comissão de Saúde retoma debate sobre cartilhas padronizadas de serviços funerários
Na próxima quarta-feira (29/4), a partir das 14h, a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher realiza uma nova audiência para discutir cartilhas padronizadas sobre os serviços funerários da capital. O primeiro debate sobre o assunto aconteceu no último dia 8. No requerimento para convocação do debate, a presidente do colegiado, vereadora Ely Teruel... »
Atualizado em 23/04/2026 - 12h37

