Melhorar a qualidade de vida do idoso por meio de auxílio em suas atividades diárias nos próprios domicílios é um dos objetivos do programa Acompanhante de Idosos, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O programa foi apresentado na Subcomissão A melhor Idade, da Comissão de Saúde, nesta quarta-feira (10/06). A cidade de São Paulo tem hoje cerca de 1,2 milhões de pessoas com mais de 60 anos. “O crescimento do número de idosos não é um problema, é uma conquista, fruto do investimento em saúde”, disse Marilia Viana Berzins, assessora técnica da Coordenadoria da Saúde do Idoso, da SMS. Há na cidade de São Paulo 14 equipes que são coordenadas por um assistente social e conta com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, administrador, motorista e acompanhantes ou cuidadores. O programa prioriza idosos que se encontram em alta vulnerabilidade social e vivem sozinhos, em pequenos grupos ou em casais.
Os cuidadores são responsáveis por oferecer companhia, acompanhamento em atividades externas, como compras em supermercados e farmácias, ida a bancos e de lazer. Além disso, eles auxiliam os idosos nos cuidados pessoais e nas visitas aos serviços de saúde.
“Temos uma grande preocupação com as pessoas que são escolhidas para trabalhar como acompanhantes; têm de ser pessoas carinhosas e respeitosas. Além disso, há a educação permanente dos profissionais”, disse Sérgio Paschoal, assessor técnico da Coordenadoria da Saúde do Idoso.
Participaram da reunião os vereadores Juliana Cardoso (PT), Claudio Prado (PDT), Carlos Alberto Bezerra Jr.(PSDB), Sandra Tadeu (DEM) e Milton Ferreira (PPS).
|
Secretaria de Saúde apresenta programa Acompanhante de Idosos
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Inovação e Tecnologia amplia debate sobre novas tecnologias e implantação de modelos na cidade
Transporte público, segurança urbana, mobilidade aérea e mudanças climáticas estiveram entre os assuntos debatidos pela Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente no primeiro semestre. É ela que discute pesquisas para subsidiar a elaboração de propostas ligadas a políticas ou de programas de desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação no município. O colegiado –... »
Atualizado em 30/07/2026 - 10h00Moradia, população em situação de rua e direitos socioambientais marcam semestre da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo, responsável por receber, avaliar e investigar denúncias relativas a ameaças ou violações de direitos humanos, além de pesquisar e estudar a situação da cidadania e dos direitos humanos na capital paulista, realizou quatro reuniões no primeiro semestre: uma de instalação, duas... »
Atualizado em 29/07/2026 - 10h00Comissão de Meio Ambiente fecha o semestre discutindo soluções para os alagamentos e ações de melhoria aos parques
Formada por cinco vereadores, a Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais iniciou os trabalhos do semestre em abril. O vereador Alessandro Guedes (PT) foi reeleito à presidência do colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Dr. Murillo Lima (PP). Na primeira reunião após a instalação, a comissão incluiu na pauta de... »
Atualizado em 28/07/2026 - 10h00
.jpg)
.jpg)
