Regulamentação de plantio e poda de árvores é tema de projeto de lei

Aprovado em primeira votação pelo legislativo municipal em fevereiro de 2019, o PL (Projeto de Lei) 329/2018, de autoria do vereador Gilberto Natalini (PV) propõe regras para o plantio, remoção e poda de árvores nas vias públicas do município de São Paulo. Atualmente, o serviço é prestado exclusivamente pela Prefeitura.

Uma das principais alterações propostas no projeto é a possibilidade de o munícipe, em condições de arcar com os custos, contratar o serviço de análise e pagar pela poda da árvore. Para isso, fica determinado, de acordo com o parlamentar, a necessidade de autorização prévia da autoridade municipal competente.

A proposta propõe facilitar poda e plantio de árvores na capital. A modernização da lei também trará diretrizes para coordenar a ampliação e manutenção de áreas verdes na capital, já que grande parte dos problemas enfrentados na arborização urbana está relacionada à falta de planejamento e de critérios técnicos como, por exemplo, a seleção inadequada das espécies e a falta de tratamento das árvores doentes.

“Grande parte dos problemas enfrentados na arborização urbana, como as centenas de quedas registradas em especial durante temporais e chuvas torrenciais que castigam a cidade em determinadas épocas do ano, causando muitos prejuízos, está relacionada à falta de planejamento, tendo como exemplo a seleção inadequada das espécies ou a falta de tratamento das árvores doentes”, justifica Natalini.

O PL aguarda aprovação em segunda e definitiva votação em Sessão Plenária para ser encaminhado para sanção ou veto do prefeito.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Gilberto Natalini (PV). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário Fale com o Vereador.

Uma Contribuição

Ivo Arturo Duran Tapia

Boa matéria esta, gostei de ler apoiado a maneira de poda.

Contribuições encerradas.

Veja também