Projeto propõe distribuição de absorventes em UBSs e postos de saúde na capital paulista

CAROL FLORES
DA REDAÇÃO

Está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo o  PL (Projeto de Lei) 385/2021, de autoria do vereador Isac Félix (PL) com coautoria do vereador Camilo Cristófaro (PSB), que propõe a distribuição de absorventes femininos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e postos de saúde do município.

Segundo a proposta, os absorventes deverão ser distribuídos para as pacientes quando forem solicitados e o órgão público ficará responsável de fixar a quantidade que será entregue, levando em consideração a media de utilização pelas mulheres durante o fluxo menstrual.

Os absorventes deverão ser preferencialmente sustentáveis, e o Poder Público poderá realizar parcerias com ONGs (Organizações não Governamentais) e empresas privadas para adquirir os absorventes, observando a legislação pertinente.

Em justificativa, o autor destaca que embora a menstruação seja um acontecimento natural, e metade da população é formada por mulheres, o tema ainda é um tabu e o absorvente – item considerado de necessidade básica, tem em seu custo incidência de muitos impostos.

Você pode acompanhar outros projetos em tramitação do vereador Isac Félix (PL) clicando aqui e também participar diretamente do mandato enviando propostas, sugestões ou recebendo informativos pelo formulário Fale com o Vereador.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também