Programação do Seminário Inaugural da Escola do Parlamento

Juvenal Pereira
Camara_Municipal_noticia_JP_6164
Escola do Parlamento quer aproximar Legislativo da sociedade

 

No dia 02/03, a Câmara Municipal de São Paulo vai realizar o Seminário Inaugural da Escola do Parlamento intitulado Poder Legislativo e Democracia no Brasil Contemporâneo. A programação do encontro (das 9h às 13h), no Auditório Prestes Maia da Casa, é a seguinte:

8h30 Credenciamento

9h00 Abertura

9h30 Palestra Fontes Documentais e o Legislativo Municipal

Prof. Dr. Ubirajara de Farias Prestes Filho (graduado em História pela USP 2000, Doutor em História Social também pela USP 2007, Consultor Técnico Legislativo da CMSP, na área de História, e autor de materiais didáticos de Ensino Fundamental e Médio. Autor do livro digital Câmara Municipal de São Paulo: 450 anos de História.

10h00 Palestra O Poder Legislativo como objeto de estudos das Ciências Sociais

Prof. Dr. Leonardo Barbagallo (graduado em Serviço Social e Pedagogia, Especialista em Governo e Poder Legislativo pela UNESP. Formação em Psicodrama pela PUC-SP. Mestre e Doutor em Serviço Social pela PUC-SP. Consultor Técnico Legislativo da CMSP desde 1996).

10h30 Intervalo

10h45 Palestra O Parlamento, a democracia e a sociedade atual

Prof.. Dr. Marco Aurélio Nogueira (Bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo -1972. Doutor em Ciência Política pela USP -1983, com Pós-Doutorado na Universitá degli Studi di Roma – 1984-1985. Professor Livre-Docente pela UNESP – 1997. Atualmente, é Professor Titular de Teoria Política na UNESP e diretor do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais desta mesma universidade. Publicou os livros As possibilidades da política: ideias para a reforma democrática do Estado, Editora Paz e Terra – 1998, e Um Estado para a sociedade civil Temas éticos e políticos da gestão econômica, Cortez 2004, entre outros).

12h00 Síntese e fechamento

Prof. Dr. Antonio Rodrigues de Freitas Júnior (Mestre, Doutor e Livre-Docente, foi Secretário Nacional de Justiça – 2002. Atualmente, é Professor Associado da Faculdade de Direito da USP, da Escola Paulista de Direito – FGV, e Procurador da Câmara Municipal de São Paulo).

As inscrições para o Seminário estão abertas desta sexta-feira (18/02) até o dia 25/02. Envie email para sga14@saopaulo.sp.leg.br com o título Escola do Parlamento contendo nome, RF e lotação.

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo foi criada para aproximar o Legislativo da sociedade e aprofundar o conhecimento técnico parlamentar dos servidores.

Iniciativa presente em outras Casas legislativas do país, a Escola do Parlamento vai promover cursos, eventos e seminários com o objetivo de ampliar a troca de informação e aprimorar a atuação parlamentar.

A presença da população, das universidades e instituições será fundamental para que se construam pautas a partir das demandas da sociedade e que resultem em projetos de lei que contribuam para a consolidação de uma cidade mais justa e com qualidade de vida para todos.

Entre os objetivos da escola do Legislativo estão, por exemplo, a tarefa de estimular a pesquisa técnico-acadêmica voltada à Câmara Municipal em cooperação com outras instituições de ensino e o desenvolvimento de programas de ensino para a formação de lideranças comunitárias.

Veja também