PL exige que produtos comercializados em SP tenham informações básicas em braile

IARA SILVA
HOME OFFICE

Acessibilidade é o principal objetivo do PL (Projeto de Lei) 673/2017,  que torna obrigatória a inserção de informações básicas em braile nas embalagens de produtos vendidos na cidade de São Paulo. A iniciativa é do vereador Isac Félix (PL).

O braile é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. É tradicionalmente escrito em papel relevo e, por isso, a medida prevê que na impossibilidade de inserção de texto nas próprias embalagens por razões técnicas, sejam criadas etiquetas ou placas próprias nas prateleiras ou gôndolas onde os produtos estiverem expostos com as informações básicas, que são: nome do produto, marca comercial, quantidade em unidades ou peso, preço e número de telefone do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa, para caso sejam necessários dados complementares.

Também é possível substituir os dados em braile por recursos tecnológicos que permitam saber as informações.

Atualmente, o PL está em tramitação nas comissões do Legislativo paulistano e, se aprovado, dará prazo de um ano para que estabelecimentos comerciais adaptem-se, com cobrança de multa de R$ 10 por item em desacordo.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Isac Félix (PL). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos pelo formulário Fale com o Vereador.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também