Oficina de Participação Cidadã: moradores da zona leste pedem melhorias urbanas e sociais

A atividade antecede o Câmara na Rua, que acontece no próximo sábado (25/4) no CEU Rei Pelé

Por: VITÓRIA SANTIAGO
DA REDAÇÃO

18 de abril de 2026 - 15:27
Foto de grupo com cerca de trinta pessoas de diferentes idades, em pé e ajoelhadas, sorrindo para a câmera. Ambiente interno claro, sala com janelas amplas, parede branca e cadeiras; iluminação natural uniforme.Lucas Bassi / REDE CÂMARA SP

Na manhã deste sábado (18/4), moradores do Jardim Santa Maria, zona leste da capital paulista, receberam a 2ª Oficina de Participação Cidadã do Câmara na Rua. A atividade estimula a população a organizar sugestões de melhoria para diferentes áreas da capital. O evento aconteceu no CEU (Centro Educacional Unificado) Rei Pelé, mesmo local que sediará a próxima edição do projeto, programado para 25 de abril.

A iniciativa é da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. O objetivo é reunir moradores das regiões onde são realizadas as oficinas para troca de informações e aprendizado sobre os mecanismos de participação cidadã. Durante o encontro, as pessoas conhecem como as demandas dos bairros podem ganhar visibilidade e avançar no Poder Público.

Além disso, a atividade também permite que a população entenda o funcionamento do Legislativo paulistano. A ideia é fortalecer o diálogo entre a Câmara Municipal e os territórios da cidade.

De acordo com Camila Breitenvieser, professora coordenadora da Escola do Parlamento, a proposta da oficina é ampliar os espaços de escuta ativa. Segundo ela, o trabalho organiza e qualifica as sugestões apresentadas pela população antes da realização do Câmara na Rua.

“A Câmara tem, desde o ano passado, feito essa escuta da população por meio do projeto Câmara na Rua, que começou em 2025. Neste ano, a Escola do Parlamento resolveu apoiar a organização das demandas da população por meio desta oficina, que acontece uma semana antes do projeto. Hoje viemos organizar, debater com as pessoas e entender quais são as demandas aqui da zona leste”, explicou a coordenadora..

Camila reiterou a importância da oficina e destacou que moradores de diversas regiões participaram do evento. “Desde Guaianases, Itaquera até Cidade Tiradentes. Falaram de demandas, e ajudamos nesse processo para que, na próxima semana, essas pessoas consigam apresentar suas reivindicações da melhor forma no dia do Câmara na Rua”.

A atividade deste sábado foi conduzida pela educadora Fernanda Luchiari de Lima. Ela apresentou ações voltadas à organização das contribuições territoriais. Luchiari ressaltou que o trabalho desenvolvido junto aos participantes abre espaço para debater os principais problemas da região e contextualizá-los dentro de políticas públicas existentes de forma estruturada e, sempre que possível, com a indicação de prazos.

“Há muitas demandas que são localizadas e endereçadas, e outras que são programáticas. Então, após o que ouvimos aqui, faremos uma sistematização, colocando em tópicos tudo o que precisa ser atendido nas áreas de saúde, educação e meio ambiente”, falou Fernanda.

José Cláudio Pereira Martins, responsável pelos serviços técnicos e educacionais do CEU Rei Pelé, destacou que o equipamento público é uma conquista importante para o território. Para ele, a realização da oficina na zona leste dá voz à população e aproxima os moradores do Poder Público.

“Essa atitude da Câmara de proporcionar que esse evento aconteça aqui dá voz à população, possibilita que os moradores participem e decidam o que é melhor para eles no próprio território. As principais demandas que vemos a população apontar aqui são relacionadas ao transporte público. Recentemente, no Shopping Aricanduva, houve uma alteração no local do terminal de ônibus, o que, segundo a população, prejudicou bastante. Além disso, há diversos problemas na região nas áreas de educação, cultura e habitação”, comentou Martins.

Entre as principais reivindicações apresentadas pelos moradores nesta manhã estão problemas de infraestrutura urbana – especialmente nas calçadas – e a falta de atendimento, de equipamentos e de medicamentos na rede pública municipal de saúde. Os participantes também pediram atenção com os serviços de assistência social voltados à população idosa.

Moradora do bairro da Mooca, Regina Machado observou que além dos buracos, a própria estrutura das calçadas compromete a mobilidade da população. “De todas as demandas que temos, acredito que a principal e mais urgente são as calçadas. Há problemas de inclinação nesses espaços, calçadas feitas pensando apenas na entrada de veículos e não no pedestre. Existem dificuldades de acesso até mesmo para cadeirantes e crianças, além dos buracos. Nossa sugestão é pedir aos vereadores que pensem em uma solução que não dependa apenas da ação do proprietário do imóvel. A Prefeitura precisa fazer algo por nós”.

Marciel Oliveira, coordenador de informática, também alertou para a falta de medicamentos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e para a precariedade no atendimento nos equipamentos de saúde da capital.

“Faltam remédios nas UBSs, o que prejudica a saúde das pessoas. A falta de assistência à população idosa e a precariedade nos serviços de saúde e nos serviços voltados aos idosos também são problemas latentes aqui da região”, afirmou Oliveira.

Aposentado e representante do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, Seiti Takahama avaliou que as discussões deste sábado refletem as principais necessidades do território. Segundo ele, os bairros da região sofrem com a falta de assistência, equipamentos e atendimento adequado na rede pública de saúde.

“A falta de equipamentos e de atendimento em todos os níveis da saúde pública precisa ser levada em consideração. O que tem acontecido com a saúde aqui retrata a atual situação dos moradores. Precisamos lutar, dentro do orçamento do município, pela inclusão dessas melhorias para o território”, falou o conselheiro.

Sobre o projeto Câmara na Rua

O Câmara na Rua é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Paulo para aproximar o Legislativo paulistano da população. O projeto promove atividades em diferentes territórios da cidade com o objetivo de ampliar os canais de escuta, diálogo e participação cidadã.

Em 25 de abril – último sábado do mês – o CEU Rei Pelé, na zona leste da cidade, receberá a 2ª edição do evento em 2026.

Serviço:

Câmara na Rua
Local: CEU Rei Pelé
Endereço: Rua Oanani, 420 – Jardim Santa Maria
Data: 25/4
Horário: 9h

Outras notícias relacionadas