Os idosos fazem seus exames laboratoriais nas Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura e, para a coleta de sangue, têm de estar em jejum. Tendo em vista isso, os idosos elaboraram abaixo-assinado endereçado ao secretário municipal da Saúde, Januário Montone, para que disponibilize café ou alguma espécie de alimentação nas UBSs a essas pessoas.
A conselheira do Grande Conselho Municipal do Idoso, Maria Eliete de Souza, informou a existência desse abaixo-assinado na reunião desta sexta-feira (17/04) do Grupo de Articulação de Moradia do Idoso (GARMIC), no Auditório Prestes Maia, da Câmara Municipal de São Paulo. “Muita gente tem diabete e não pode ficar muito tempo sem se alimentar. Recebem uma senha e ficam esperando”, disse.
Maria Eliete também conclamou aos presentes que não deixassem de comparecer à assembleia geral do Grande Conselho, no dia 5 de maio, às 14:00, no Auditório Prestes Maia. “Tragam por escrito suas reclamações. Entreguem a carta para o presidente do Conselho e peçam para ele protocolar”, orientou.
A conselheira também relatou encontro de lideranças do movimento da terceira idade com estudantes de Medicina e Enfermagem da Santa Casa. Eliete fez exposição a eles sobre envelhecimento saudável, Olga León de Queiroga, coordenadora do GARMIC, sobre habitação, e Francisca Martucci, sobre as atividades do Fórum Cidadão Idoso Centro. “Eu falei para eles que eu nunca tive medo de envelhecer. Todos nós vamos, depende de como você vai envelhecer. Eu tenho uma vida tranquila, não como açúcar, eu me amo, gosto de mim. Ando de bicicleta no parque”, contou Eliete.
Olga León de Queiroga convidou aos idosos presentes a prestigiarem o 12º Encontro Estadual de Moradia Popular da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo, na Quadra dos Bancários, nos dias 15, 16 e 17 de maio. Nessa conferência, será eleita a executiva da entidade. Os idosos deverão enviar 20 delegados ao encontro.
“Nós estamos trabalhando para que todo o pessoal do GARMIC esteja na Vila dos Idosos”, voltou a dizer Olga. O condomínio residencial “Vila dos Idosos”, mantido pela Prefeitura Municipal de São Paulo no bairro do Pari e destinado à locação social para pessoas acima de 65 anos, abriga cerca de 300 moradores.
|
Na Câmara Municipal, o Grupo de Articulação de Moradia do Idoso passa em revista problemas da terceira idade
Categorias
Outras notícias relacionadas
Docentes participam do Aulão do Professor Toninho na Câmara Municipal de São Paulo
Neste sábado (19/09), a Câmara Municipal de São Paulo sediou o Aulão do Professor Toninho. O evento preparatório é voltado para docentes que desejam participar da PND (Prova Nacional Docente) ou de concursos para o cargo de Professor de Educação Infantil e Fundamental 1 da Prefeitura de São Paulo. O aulão é uma iniciativa do... »
Atualizado em 19/09/2026 - 15h42Campanha Setembro Verde Esperança conscientiza sobre a prevenção da asfixia perinatal
A Câmara Municipal de São Paulo recebeu na quinta-feira (17/09) a programação da Campanha Setembro Verde Esperança. A ação conscientiza sobre a prevenção da asfixia perinatal. O evento está inserido no calendário oficial da capital paulista por meio da Lei 18.028/2023 – criada pelo vereador Marcelo Messias (MDB). A legislação prevê que, anualmente, no mês de setembro,... »
Atualizado em 18/09/2026 - 14h41Câmara sedia lançamento do Instituto Brasileiro de Turismo 50Amais
A Câmara Municipal de São Paulo recebeu, na terça-feira (15/09), a solenidade de premiação do Selo Turismo Amigo do Idoso 2026. O evento – apoiado pela vereadora Edir Sales (PSD) – homenageou profissionais e empresas que investem em acessibilidade e acolhimento para o público maduro. A cerimônia também marcou o lançamento do Ibtur (Instituto Brasileiro... »
Atualizado em 16/09/2026 - 15h04.jpg)
.jpg)
