Uma das principais manifestações culturais populares do país, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional e Patrimônio Cultural do Brasil. Devido a sua importância, a Câmara Municipal de São Paulo, com o incentivo do vereador Celso Jatene(PTB), comemorou o Dia Nacional do Samba, nesta terça feira (02/12). Aproveitando a cerimônia, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo oficializou a criação da Academia dos Baluarte, que tem como objetivo reconhecer e valorizar a Velha Guarda paulistana. O vereador Celso Jatene participou de um desfile de escola de samba pela primeira vez aos 14 anos de idade. “Costumam dizer que o brasileiro não tem memória, mas esse evento veio para reconhecer e celebrar os antigos sambista que muito fizeram para o samba de São Paulo”, disse ele.
O Salão Nobre da Câmara ficou lotado com os representantes das escolas de samba paulistanas que vieram prestigiar os baluartes. Fernando Penteado, da Vai-vai, foi um dos homenageados. “Os antigos sambistas de São Paulo estavam meio esquecidos, mas com a criação da Academia dos Baluartes nós poderemos reviver as raízes do samba”, disse Fernando.
Instituído em 1963, o Dia Nacional do Samba é motivo de comemoração em todo o país. A escolha da data, 2 de dezembro, tem várias versões. Em uma delas, alguns historiadores contam que o dia foi escolhido em homenagem à primeira visita de Ary Barroso à Bahia. Em 2007, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou o samba um Patrimônio Cultural do Brasil
A mesa foi composta por: Celso Jatene, vereador; Sidnei Carriuolo Antônio, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo; Paulo Sérgio Ferreira, conselheiro deliberativo da Liga; Juarez da Cruz, presidente da Mocidade Alegre e Embaixador do Samba; e Raquel Iglesias Vedenacci, representando o presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho.
|
Dia Nacional do Samba é festejado na Câmara Municipal
Categorias
Outras notícias relacionadas
Ablaguam dá posse a novos integrantes e presta homenagens em solenidade na Câmara de SP
A Ablaguam (Academia Brasileira de Letras das Guardas Municipais) realizou uma solenidade na Câmara Municipal de São Paulo para homenagear representantes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e da sociedade civil. A cerimônia também empossou novos integrantes à Academia. O evento aconteceu na última sexta-feira (12/9), com o apoio do vereador Eliseu Gabriel (PSB). Sem fins... »
Atualizado em 15/09/2025 - 14h42Câmara sedia palestra “Hoje Não Tem Carnaval – A Arte em Tempos de Confinamento”
No sábado (13/9), a Câmara Municipal de São Paulo recebeu a palestra “Hoje não tem carnaval – a arte em tempos de confinamento”. O evento que contou com o apoio do vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL) refletiu sobre os desafios da Covid-19 e do isolamento em diferentes áreas como arte, saúde, memória e resistência. Confira... »
Atualizado em 15/09/2025 - 14h36Câmara recebe encontro de mães de terreiro para debater racismo religioso
No sábado (13/9), a Câmara Municipal de São Paulo sediou o encontro “Iyás, autoestima, colo e ancestralidade”, organizado pela mãe Su de Nanã em conjunto com o gabinete da vereadora Luana Alves (PSOL). O encontro reuniu lideranças religiosas femininas de matriz africana para debater estratégias contra o racismo religioso, fortalecer redes de apoio e articular... »
Atualizado em 15/09/2025 - 14h09