Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher

GIOVANNA CECCHI
DA REDAÇÃO

Dia 25 de novembro foi estabelecido no Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe de 1981 como o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. A data foi escolhida em homenagem às irmãs Mirabal (Patria, Minerva e María Teresa), assassinadas pela ditadura dominicana 21 anos antes.

Neste dia também se iniciam os 16 Dias de Ativismo contra a Violência contra as Mulheres, criado em 1991 pelo Centro de Liderança Global da Mulher.

Em São Paulo, o 25 de novembro ganhou maior relevância após mobilização de mulheres que ocuparam as escadarias do Theatro Municipal, em 10 de outubro de 1980, e passou a ser incorporado ao calendário de diversas organizações e instituições ligadas aos direitos das mulheres e à igualdade de gênero.

Para saber mais sobre os serviços de atendimento no município, ter acesso ao guia da CPI da Mulher para orientação de vítimas e grupos de apoio, e outras matérias sobre o assunto, acesse: https://www.saopaulo.sp.leg.br/mulheres/

A próxima reunião da CPI da Violência Contra a Mulher da Câmara Municipal de São Paulo deverá ocorrer na próxima terça-feira (01/12), a partir das 13h no Plenário 1º de Maio.

Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também