Curso sobre o funcionamento do Legislativo é oferecido na Câmara

EMANUEL BELMIRO
DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal de São Paulo, a Secretaria Especial de Relações Sociais da cidade, a Assembleia Legislativa, o TCM (Tribunal de Contas do Município) e o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado) promoveram, nesta terça-feira (23/10), a segunda edição do curso “Legislativos e Tribunais de Contas: Funcionamento e Atuação”.

A primeira edição do curso ocorreu no semestre passado.  Nesta segunda edição, o público-alvo são os conselheiros do Conselho Participativo Municipal, mas a inscrição para o evento também foi aberta para qualquer cidadão interessado em conhecer melhor o funcionamento do Poder Legislativo Municipal e Estadual, além dos Tribunais de Conta.

É o caso da aposentada Sílvia Penteado Cervellini. Mesmo não sendo integrante do Conselho Participativo Municipal, Sílvia resolveu fazer o curso. “Faço parte de um coletivo que atua na defesa da democracia, senti que era uma ótima oportunidade de me aprofundar no tema, conhecer melhor estas instituições e entender mais profundamente a estrutura delas”, afirmou.

Manoel Barbosa da Cruz, conselheiro participativo municipal, do bairro Cidade Tiradentes, na Zona Leste da capital paulista, elogiou a iniciativa da Câmara em promover o curso em parceria com as demais instituições. “A Câmara está fazendo um trabalho importante aqui. A partir do conhecimento adquirido, poderemos ampliar mais a participação da comunidade e exigir com mais respaldo respostas dos gestores às nossas demandas”, disse o conselheiro.

Segundo Alexsandro Santos, da Escola do Parlamento, o curso é importante por ajudar a fortalecer a democracia. “Quando as pessoas entendem como a Câmara, a Assembleia e os Tribunais de Contas fazem o seu trabalho a população consegue participar mais do regime democrático”, explicou Santos.

A aula de terça-feira concentrou-se na história, função social, estrutura e funcionamento da Câmara Municipal. Os alunos também fizeram uma visita guiada pelo Legislativo paulistano.

Veja também