A reunião da Comissão de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos, realizada na manhã desta terça-feira (21/10), contou com a participação do presidente da Comissão Executiva do 27º Festival do Japão e do presidente do Oktoberfest em São Paulo.
O presidente da Comissão, vereador Gilberto Nascimento (PL), valorizou a importância de ouvir os representantes da cultura japonesa e da alemã. “É uma honra e um prazer receber aqui os representantes do Festival do Japão e da São Paulo Oktoberfest. São eventos que movimentam a cidade de São Paulo. Nós percebemos que houve aumento da procura de jovens para conhecer essas culturas”, concluiu o vereador.
Representantes
Na ocasião, o presidente da Comissão Executiva da 27ª edição do Festival do Japão, Ritsutada Takara, afirmou que, no total, o último Festival teve um público de 180 mil visitantes. “Tivemos 63 caravanas em que pelo menos 18 delas vieram de Estados de mais de 400 quilômetros e o melhor disso tudo foi a visita de 50 crianças da comunidade indígena do Jaraguá”, finalizou o presidente.
O presidente e fundador da Oktoberfest São Paulo, Walter Cavalheiro Filho, também foi convidado para expor dados do evento de origem germânico. “No nosso evento, já passaram mais de 645 mil pessoas, empregamos de forma direta ou indireta, por ano, mais de 2,5 mil pessoas e, no último ano, nós levamos, pra mídia, mais de 150 milhões de impactos.”, concluiu Cavalheiro.
Requerimentos
Por fim, foram aprovados 11 requerimentos com convites de diversos representantes de festivais e eventos que acontecem na cidade de São Paulo, como Brasil Game Show, Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, Fórmula E, além de um pedido para a realização de Audiência Pública conjunta com a Comissão de Promoção Social, Trabalho e Mulher sobre a adulteração de bebidas alcoólicas e os impactos no turismo, economia dos eventos e saúde pública.
“Dos 11 requerimentos que aprovamos, um deles é de Audiência Pública, para discutir a adulteração de bebidas. Nós já recebemos um professor que trouxe que cerca de 35% das bebidas destiladas que circulam em São Paulo são destiladas”, detalhou o presidente da Comissão.
Além do vereador Gilberto Nascimento, os trabalhos contaram também com a participação das vereadoras Edir Sales (PSD) e Sandra Santana (MDB)
Para conferir a reunião na íntegra, acesse este link.
(*) com supervisão de Fernanda Lucena