Comissão de Turismo recebe presidente da SPTuris para balanço da NFL em São Paulo

Por: GABRIELLY SPOSITO
DA REDAÇÃO

23 de setembro de 2025 - 14:38
Foto do Auditório Prestes Maia, durante a reunião de 23 de setembro de 2025 da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de São Paulo. Há quatro homens na imagem; três em pé – servidores -  diante de computador e o vereador Gilberto Nascimento – presidente do colegiado - está sentado. Tela exibe videoconferência. Ambiente interno iluminado, com painel colorido na parede e teto claro. Sala de reuniões com cadeiras amarelas.Guilherme Oliveira | REDE CÂMARA SP

A Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos se reuniu nesta terça-feira (23/9) e recebeu o presidente da SPTuris (São Paulo Turismo), Gustavo Pires. O objetivo da conversa foi tratar dos impactos da NFL (National Football League) em São Paulo.

A segunda edição do São Paulo Game aconteceu no último dia cinco de setembro, na Neo Química Arena, em Itaquera, zona leste da capital. De acordo com a SPTuris, houve um crescimento de 166% do público 60+, 106% do público com 50 a 59 anos e 27% de pessoas com 18 a 24 anos. “Aqui em São Paulo, todos os ingressos para o jogo se esgotaram em uma hora e meia”, destacou Pires.

A exposição da marca da cidade foi outro ponto ressaltado pelo presidente da empresa. “O jogo é transmitido para todos os estados dos Estados Unidos, além de 150 países. Essa penetração na mídia americana é algo que acreditamos que traz muito investidor de fora e uma abertura maior ao turismo de São Paulo. Tudo isso torna o retorno para a cidade muito grande e é o que nós visamos quando vamos atrás de grandes eventos como esse”.

Entre as experiências interativas que a NFL trouxe ao público da cidade, destaque para o flag football – jogo semelhante ao futebol americano, porém mais acessível e com menos contato físico. “Tiveram várias academias da NFL em parceria com a CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano) em espaços de São Paulo, levando o flag football”, disse Pires.

Apoiadora do esporte, a vereadora Sandra Santana (MDB) comentou um campeonato realizado na Brasilândia no ano passado. “Nós fizemos o primeiro campeonato paulista de flag football que contou com inúmeras equipes. O futebol americano ainda é algo distante da realidade das periferias e isso traz bastante despertamento”.

O impacto econômico no município foi salientado pelo presidente do colegiado, vereador Gilberto Nascimento (PL). “Impressionante ver que o que custou cinco milhões retorna 70 milhões de dólares para a cidade de São Paulo, em números aproximados”. Além disso, a vinda de turistas também foi destacada pelo parlamentar. “Dos 74 mil espectadores, 11% vieram de fora do país. Ou seja, vieram conhecer a nossa cidade, jantaram aqui e ficaram no hotel aqui. São Paulo tem se tornado uma grande referência no mundo de eventos, shows e esportes”.

Requerimentos

Os vereadores aprovaram ainda oito requerimentos. Entre eles, o do vereador Nabil Bonduki (PT), que solicita Audiência Pública para debater o carnaval de rua na cidade de São Paulo. No documento, o vereador cita as dificuldades enfrentadas pelos coletivos carnavalescos. “A publicação tardia dos editais de fomento e patrocínio, bem como da falta de orientação na abertura de inscrição de blocos e da divulgação de regras pouco claras para a organização do evento, bem como do insuficiente apoio financeiro direto aos blocos, com repasses feitos anualmente após a realização da festa, provocando endividamentos entre os participantes”.

Os outros requerimentos – todos de autoria do presidente do colegiado, vereador Gilberto Nascimento (PL) – convidam representantes de diferentes setores. Um deles solicita a presença do diretor do Autódromo de Interlagos, Marcelo Pinto, para apresentar tendências e propor políticas públicas de fomento ao turismo e eventos. No setor hoteleiro foram aprovados dois requerimentos: um de convite a representantes da Equipotel e outro convidando representantes da Expotel.

A Comissão aprovou ainda quatro requerimentos de convites a representantes de festas da capital paulista. Um deles convida os organizadores do Festival do Japão, realizado anualmente na São Paulo Expo. Também foi aprovado o convite aos representantes do Mundial do Queijo do Brasil. Outro requerimento aprovado solicita a presença dos organizadores da ProWine São Paulo, a maior feira de vinhos e destilados da América Latina. Por fim, o colegiado aprovou o documento que convida os representantes da Festa de San Gennaro, realizada na Mooca, zona leste.

A reunião, que pode ser conferida neste link, contou também com a presença da vice-presidente do colegiado, vereadora Edir Sales (PSD).

Outras notícias relacionadas