Comissão de Relações Internacionais abre espaço para diálogo com cônsules e reforça acolhimento a imigrantes

Por: GABRIELLY SPOSITO
DA REDAÇÃO

11 de setembro de 2025 - 16:28
Foto da reunião da Comissão de Relações Internacionais da Câmara Municipal de São Paulo, realizada em 11 de setembro de 2025. Na mesa do Salão Nobre há cinco pessoas ao centro – entre vereadores e autoridades. O público – formado por cônsules e representantes de associações - está sentado em cadeiras acolchoadas. Ambiente fechado, paredes de madeira, iluminação artificial clara. Tela de projeção ao fundo.Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

Em reunião nesta quinta-feira (11/9), a Comissão Extraordinária de Relações Internacionais da Câmara Municipal de São Paulo recebeu cônsules de dez países. A visita atendeu um requerimento da presidente do colegiado, vereadora Zoe Martínez (PL).

A parlamentar abriu os trabalhos falando sobre sua experiência como imigrante. “Como filha de São Paulo por escolha, sei na pele o papel do acolhimento e da integração. A minha trajetória mostra como a nossa cidade se torna mais forte ao abrir os braços para quem aqui chega”.

Cultura e educação

A secretária municipal de Relações Internacionais, Angela Gandra, esteve presente na reunião. Segundo Gandra, a pasta tem trabalhado o intercâmbio cultural com os cônsules. “Nós estamos organizando na Prefeitura o Dia da Conscientização Cultural. Nós trazemos 250 professores da rede pública para conhecer mais a cultura daquele país e poder transmitir as nuances para os seus alunos”.

A vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL), integrante do colegiado, destacou a capital paulista na atuação com os estrangeiros. “A cidade de São Paulo tem uma das legislações mais importantes, completas e progressistas em termos de acolhimento de imigrantes. Nós temos nas escolas municipais milhares de estudantes de várias nacionalidades e etnias”.

Apoio aos consulados

Chefe da Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo, Nelson Tabajara também participou do encontro e reafirmou o compromisso do órgão. “Nós fazemos o apoio cerimonial a autoridades que passam pelo Aeroporto de Guarulhos. Facilitamos para que funcionários dos consulados possam entrar na área restrita e então eles fazem o atendimento às autoridades”.

O presidente da Aconbras (Associação dos Cônsules no Brasil), Renato Pacheco, falou sobre a importância da Câmara Municipal abrir espaço para os representantes internacionais. “Não existe política pública sem o aspecto internacional. Eu não conheço uma cidade tão representativa como a cidade de São Paulo no hemisfério sul. Hoje, somos mais ou menos 130 e 140 colegas no corpo consular”.

Os interesses corporativos e bilaterais, como o setor de comércio, meio ambiente, tecnologia e questões sociais, foi um dos temas abordados pelo cônsul-geral do Paraguai em São Paulo e presidente da Sociedade Consular de São Paulo, o embaixador Luis Fernando Avalos. “Fazer de São Paulo uma cidade com bom acolhimento, com qualidade de vida e segurança é o nosso objetivo final”.

Outras autoridades presentes na reunião

O trabalho desta tarde contou ainda com a presença do cônsul-geral adjunto da China, Xie Yancun; o vice-cônsul da China, Gao Yuan; a cônsul-geral adjunta do Uruguai, Soledad Britos; o cônsul-geral da Irlanda, Robert Jackson; o cônsul-geral honorário do Myanmar, Ricardo Cateb Cury; a cônsul-geral adjunta da Suíça, Doris Zogg Bouchaoui; o cônsul-geral da Colômbia, Carlos Bonilla; o vice-cônsul de Angola, Antônio Pinheiro; a cônsul-geral da Índia, Preetham S.; o cônsul-geral da República Tcheca, Richard Krpač; e o cônsul honorário de San Marino, Mario Turnaturi.

Instituições e associações também participaram do encontro. Entre eles, a diretora de Relações Públicas da Aliança da Juventude Lituano-Brasileira, Juliane Svedio, o gerente de projetos da Anapri (Associação Nacional dos Profissionais de Relações Internacionais), Carlos Rifan e o diretor acadêmico do Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), Feliciano Guimarães.

Além da presidente da Comissão, vereadora Zoe Martínez (PL) e da vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL), participou também da reunião o vereador Rubinho Nunes (UNIÃO). A íntegra está disponível neste link.

Outras notícias relacionadas