Comissão da Verdade é instalada na Câmara Municipal

Rodrigo Camargo
comissao_verdade1005

Foi instalada nesta quinta-feira na Câmara Municipal a Comissão da Verdade, que investigará as violações aos direitos humanos ocorridas em São Paulo durante o regime militar.

Na reunião de instalação, o vereador Ítalo Cardoso (PT) foi eleito por unanimidade para presidir os trabalhos do colegiado. “Esta comissão instiga o debate sobre a nossa história e a realidade em que vivemos”, avaliou.

Segundo Cardoso, ainda é preciso definir o cronograma de atividades, “mas a ideia é trabalhar em conjunto com os poderes Estadual e Federal, que também instalaram comissões com o mesmo objetivo”.

Ainda nesta quinta-feira, a Comissão da Verdade elegeu para relatar os trabalhos o vereador Eliseu Gabriel (PSB), enquanto Gilberto Natalini (PV) foi conduzido à vice-presidência.

“Precisamos saber o que de fato aconteceu para aprender com esses erros e propor ações para que atitudes assim não se repitam. Porque mesmo nos dias de hoje ainda vivenciamos uma cultura de violência e desrespeito ao ser humano”, argumentou Eliseu Gabriel.

A Comissão da Verdade é resultado da aprovação do Projeto de Resolução (PR) 01/2012, de autoria da Mesa Diretora. O colegiado terá um período de 180 dias para concluir os trabalhos a partir da data de hoje, prazo que poderá ser prorrogado até o fim da atual sessão legislativa, em dezembro.

(10/5/2012 – 16h50)