Câmara realizará sessão solene na próxima segunda para entrega do Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino

DANIEL MONTEIRO
HOME OFFICE

Na próxima segunda-feira (20/9), a partir das 19h30, a Câmara Municipal de São Paulo realizará uma Sessão Solene para a entrega da 16ª edição do Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal.

Promovido anualmente, o Prêmio Paulo Freire foi instituído em 1998 em homenagem à vida e trabalho do educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire. A honraria reconhece iniciativas de aprimoramento da qualidade do ensino em centros de educação e escolas municipais de São Paulo e premia os melhores projetos em quatro categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II e Ensino Médio; e Educação de Jovens e Adultos.

A edição deste ano da premiação contou com 101 projetos inscritos, que passaram pela avaliação de uma comissão julgadora composta por diversas entidades ligadas à educação, bem como representantes da Câmara, do Poder Executivo e do Instituto Paulo Freire.

Ao todo, 12 iniciativas serão contempladas com o Prêmio Paulo Freire (1º, 2º e 3º lugar) em cada uma das quatro categorias e a ordem de classificação só será conhecida durante a cerimônia de entrega.

Os critérios para a escolha dos vencedores levaram em consideração a promoção de aprendizagens diversificadas, participação efetiva da comunidade, inovação e criatividade, alcance de objetivos, alinhamento aos princípios de Paulo Freire e forma e conteúdo do projeto.

A edição de 2021 do prêmio também marca o centenário do educador Paulo Freire e, em comemoração à efeméride, algumas ações especiais foram realizadas e serão apresentadas durante a cerimônia de premiação.

Entre elas, está a exibição de uma sequência de depoimentos dos vencedores do prêmio, desde sua primeira edição, onde eles contaram sua trajetória, desenvolvimento do projeto premiado e influência das ideias de Freire em sua carreira como educadores. Os vídeos, inclusive, estão disponíveis no canal oficial da Câmara no YouTube.

Também haverá uma Mostra de Desenhos dos estudantes da cidade de São Paulo sobre a vida e obra do educador, que estará disponível no Portal da Câmara a partir do dia 19 de setembro, e será apresentado um documentário que conta a história de Paulo Freire por meio de falas de pessoas importantes na sua trajetória. A obra será lançada na cerimônia e, a seguir, disponibilizada no canal oficial da Câmara no YouTube.

Por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a Sessão Solene não poderá contar com convidados. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo link do Plenário 1º de Maio, disponível em Auditórios Online, no canal da TV Câmara (digital 8.3) e nos canais digitais oficiais da Câmara (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube).

 

Serviço:
Sessão Solene para entrega do Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal
Data: 20/9
Horário: 19h30
Local: Plenário Virtual – 1º de Maio
Informações: Equipe de Eventos da Câmara Municipal de São Paulo – Tel. (11) 3396-4239 ou 3396-4932 ou pelo e-mail: premiopaulofreire@saopaulo.sp.leg.br

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também