Nesta terça-feira (18/11), a Câmara Municipal de São Paulo comemorou o Centenário da Umbanda. Durante a cerimônia, certificados de baluarte foram entregues aos sacerdotes e sacerdotisas. O Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo juntamente com o vereador Adolfo Quintas (PSDB), proponente da sessão, foram os responsáveis pelo evento. A Umbanda foi fundada dia 15 de novembro de 1908, no Rio de Janeiro. Suas raízes estão alicerçadas nas culturas indígenas e africanas que somadas ao sincretismo católico e à doutrina de Kardec fazem da Umbanda uma religião legitimamente brasileira e que traz em seu DNA a mesma formação do povo brasileiro.
O vereador Adolfo Quintas não é praticante da religião, mas é simpatizante. “Admiro a paz espiritual que a Umbanda proporciona e a união social, pois reúne praticantes de origens étnicas, culturais e econômicas diferentes”, defendeu ele. “A Umbanda precisa conquistar seu espaço, estamos dispostos a ajudar”, finalizou o vereador.
|
Câmara Municipal comemora 100 anos da Umbanda
Categorias
Outras notícias relacionadas
Semana da acessibilidade: Câmara debate inclusão e combate ao capacitismo com servidores
No mês em que se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Câmara Municipal de São Paulo promove, até quinta-feira (24/09), uma semana de palestras e rodas de conversa sobre acessibilidade e inclusão voltada aos colaboradores da Casa. A iniciativa é do Grupo de Trabalho de Acessibilidade e Inclusão da PCD... »
Atualizado em 22/09/2026 - 15h28Solenidade homenageia mulheres que se destacaram na sociedade
A Câmara Municipal de São Paulo recebeu, na segunda-feira (21/09), a quinta edição do evento “Mulheres Inspiradoras”. A solenidade reconheceu empreendedoras, líderes e DJs que se dedicam a projetos para expandir cada vez mais o papel da mulher na sociedade. A cerimônia reuniu integrantes da ADDJSPB (Associação dos DJs de São Paulo e do Brasil)... »
Atualizado em 22/09/2026 - 15h28Prêmio Mulheres e Histórias reconhece ações de transformação social nas comunidades
A Câmara Municipal de São Paulo recebeu, na sexta-feira (18/09), o Prêmio Mulheres e Histórias. O evento homenageou 46 profissionais de diversas áreas que atuam em prol de comunidades paulistanas. A iniciativa contou com o apoio da vereadora Edir Sales (PSD). Promovida pelo movimento Touch Art, a premiação celebrou a força da liderança feminina, da... »
Atualizado em 21/09/2026 - 15h28


