O Dia Internacional da Doença de Parkinson acontece anualmente em 11 de abril, mas a Câmara Municipal de São Paulo homenageou a data em uma solenidade virtual nesta quinta-feira (15/4).
O evento foi uma iniciativa do vereador Gilberto Nascimento Jr (PSC), que justificou a realização lembrando que a doença de Parkinson é considerada a segunda doença neurodegenerativa progressiva mais frequente no mundo. “Os diagnósticos acontecem cada vez mais cedo e é fundamental que a Câmara ajude a difundir esse tema tão relevante para a Cidade de São Paulo. Nossas ações devem ser progressivas para esclarecimento e conscientização da doença. Me comprometo a levantar essa bandeira”, disse o vereador.
A Associação Brasil Parkinson foi a principal homenageada no evento. Sendo a primeira da América Latina sobre o assunto, a entidade atende cerca de 400 pacientes por semana com serviços gratuitos como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia e atividades esportivas e culturais. O fundador da associação, Samuel Grossman agradeceu a oportunidade de falar do tema: “costumo dizer que a partir do diagnóstico, estamos todos no mesmo barco em busca de qualidade de vida para pacientes e familiares. Ações de conscientização são essenciais neste processo”.
Também estiveram presentes no evento o deputado federal, Ricardo Izar (PP-SP), e o ex-deputado estadual, Edmur Mesquita. Os dois são parkinsonianos e ativistas da causa. Ricardo Izar, que na Câmara Federal é presidente da Frente Parlamentar Mista pelos Direitos das Pessoas com Parkinson, parabenizou o trabalho de todos envolvidos na luta por mais iniciativas do Poder Público para conscientização da doença. “Descobri o Parkinson depois da criação da Frente Parlamentar e só assim tive noção da importância do diagnóstico precoce. No Congresso estamos trabalhando bastante nesta questão, inclusive colorindo o Palácio Nereu Ramos com as cores que representam a doença”, concluiu o deputado.
O evento completo pode ser assistido clicando aqui.
Espetacular a homenagem pela incrível obra que você realizou. Parabéns amigo Samuel.