Em Sessão Solene realizada na noite desta terça-feira (21/10), o advogado Fabio Brun Goldschmidt recebeu o Título de Cidadão Paulistano da Câmara Municipal de São Paulo. A honraria, que reconhece os serviços prestados à capital paulista por pessoas nascidas em outros municípios, foi proposta pelo vereador Rubinho Nunes (UNIÃO).
“O Dr. Fabio é um expoente do direito brasileiro, do direito internacional, referência em direito tributário e autor de diversas obras. Além disso, contribuiu com mudanças no conceito do direito tributário do país. Sem dúvidas, enriquece muito a cidade de São Paulo e enobrece, inclusive, os demais homenageados do rol de cidadãos paulistanos. Me sinto muito feliz de trazer esta homenagem nesta noite”, destacou Rubinho Nunes.
Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Fabio Goldschmidt é sócio-fundador do escritório Andrade Maia Advogados. Ele construiu carreira como advogado tributarista, se dedicando ao aprimoramento do ambiente jurídico e empresarial brasileiro. Goldschmidt agradeceu a homenagem e contou a relação com a cidade de São Paulo.
“É um sentimento de imenso agradecimento e orgulho. Essa é uma cidade que eu frequento há mais de 26 anos, quando eu comecei o meu mestrado no Largo de São Francisco. Desde então, nunca deixei de frequentar. Agora, me sinto oficialmente de casa após essa homenagem, que veio a partir de um trabalho acadêmico que nós desenvolvemos e que tivemos a felicidade de ver incluído na constituição, agora, com a reforma tributária”, disse Fabio Goldschmidt.
Fabio é formado pela Faculdade de Direito da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), mestre em Direito Econômico e Financeiro pela USP (Universidade de São Paulo), e doutor em Direito pela Universidade de Salamanca. O homenageado também foi responsável pela concepção do Princípio da Cooperação no Direito Tributário – incorporado à Constituição Federal Brasileira em 2023, como princípio geral do sistema tributário.
Amigo pessoal de Fabio, o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, compôs a mesa da sessão. “O Fabio é uma pessoa extraordinária. Um empresário que ajuda as pessoas no Direito, ajuda as empresas, contribui para o município, para o Estado, para o Brasil. Ele tem teses jurídicas já abraçadas pelo Supremo Tribunal Federal, pela Constituição. É realmente uma pessoa de muito mérito”,.
A íntegra da Sessão Solene, que também contou a presença de autoridades públicas, representantes da sociedade civil, familiares e convidados, pode ser conferida no vídeo abaixo:
Câmara de SP concede Título de Cidadão Paulistano ao advogado tributarista Fabio Goldschmidt
Categorias
Outras notícias relacionadas
Instituto para o Desenvolvimento Sustentável vence o Prêmio Betinho de Democracia e Cidadania 2026
Em Sessão Solene nesta segunda-feira (10/08), a Câmara Municipal de São Paulo entregou a Salva de Prata ao vencedor do Prêmio Betinho de Democracia e Cidadania 2026. Neste ano, o projeto “Casa Bem Querer Mulher”, do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável – Indes, ficou com o primeiro lugar. A premiação reconhece pessoas físicas e organizações... »
Atualizado em 10/08/2026 - 20h59Engenheiro e ex-jogador de basquete, Jack Terpins recebe a Salva de Prata da Câmara Municipal
Em Sessão Solene na noite desta quinta-feira (06/08), a Câmara Municipal de São Paulo entregou a Salva de Prata a Jack Terpins – engenheiro e ex-jogador de basquete. A homenagem foi proposta pela vereadora Cris Monteiro (NOVO). A honraria reconhece o trabalho de Terpins nas áreas do esporte, do empreendedorismo, do diálogo inter-religioso, da promoção... »
Atualizado em 06/08/2026 - 21h39Pastor Aluízio Antônio Silva recebe o Título de Cidadão Paulistano da Câmara de SP
Em Sessão Solene realizada na noite desta terça-feira (04/08), a Câmara Municipal de São Paulo entregou o Título de Cidadão Paulistano ao pastor Aluízio Antônio Silva. A honraria, que reconhece os relevantes serviços prestados à capital por pessoas nascidas em outros municípios, foi proposta pelo vereador Carlos Bezerra Jr. (PSD). “Ele tem uma história de... »
Atualizado em 04/08/2026 - 21h56