Câmara de SP celebra 88 anos do bairro Vila Nova Cachoeirinha

Afonso Braga | REDE CÂMARA

Sessão Solene em comemoração ao Aniversário de 88 anos da Vila Nova Cachoeirinha

KAMILA MARINHO
HOME OFFICE

A vereadora Sandra Santana (PSDB) comemorou o “Dia do aniversário do Bairro de Vila Nova Cachoeirinha” em Sessão Solene na noite desta segunda-feira (16/8). A solenidade aconteceu de forma virtual e foi transmitida, ao vivo, pelo canal do YouTube do Legislativo paulistano.

A parlamentar e proponente da homenagem falou sobre a relevância dos 88 anos da Vila Nova Cachoeirinha. “É um bairro repleto de histórias, de memórias, de tradição e lembranças”, disse Sandra Santana, que estudou, durante a infância, no bairro do Limão e nunca deixou de frequentar a região.

História do Bairro

O bairro de Vila Nova Cachoeirinha nasceu no dia 5 de agosto de 1933, mesmo ano da fundação da Associação Nipo-Brasileira, organização popular criada por antigos donos de chácaras de origem nipônica com o objetivo de organizar a população local e preservar a sua cultura.

O nome Cachoeirinha surgiu porque existia uma cachoeira que foi soterrada para dar passagem à Avenida Inajar de Souza, que naquela época servia como área de lazer e piquenique para os moradores. O primeiro loteamento da Cachoeirinha teve início em junho de 1941.

O distrito é dividido em 24 bairros, são eles: Vila Nova Cachoeirinha; Vila Cachoeirinha; Vila P Rosa Branca; Vila dos Andrades; Vila Celeste; Vila Paulo Raveli; Vila Roque; Vila Rita; Jardim Nossa Sra. da Consolata; Jardim Imirim; Vila Amélia; Sítio Casa Verde; CPO da Água Branca; Jardim Centenário; Vila Angélica; Vila Dionísia; Vila Continental; Vila Amália; Vila Bela Vista: Jardim Ceci; Jardim Santa Cruz.

Homenagens

Durante a cerimônia, foram exibidos vídeos com homenagens a alguns profissionais, moradores e instituições que desempenham importantes atividades junto à comunidade.

O grupo de Dança Identidade em Movimento foi um dos destaques da noite. Criado em 2009, o grupo ensina dança em aulas abertas à população, além de ajudar na profissionalização de dançarinos, formando uma equipe que conta com editores de vídeo, fotógrafos, professores e divulgadores.

Presença do Executivo

Representando a Prefeitura de São Paulo, Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento e Turismo parabenizou os moradores pela data comemorativa. “Hoje, nesta Sessão Solene, a gente celebra de uma maneira muito especial, o bairro e as pessoas que contribuem para o crescimento e se desenvolvimento da região. Parabéns a todos!”.

Quem também participou virtualmente da solenidade e falou sobre as particularidades do bairro, foi o subprefeito de Casa Verde-Cachoeirinha, Guaracy Fontes Monteiro Filho. “É uma grande missão que me foi dada e eu tenho muito orgulho de estar aqui. Não vai faltar esforço de minha parte de trazer mais benefícios para essa população de trabalhadores que se esforça todos os dias para melhorar a vida desta cidade”, comentou o subprefeito.

Para conferir a participação de moradores e outras autoridades, clique aqui e assista a íntegra da Sessão Solene.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também