Câmara celebra os 20 anos do governo Erundina

RenattodSousa
Câmara celebra os 20 anos do primeiro governo democrático popular da cidade de São Paulo
A ex- prefeita Luiza Erundina e o promotor Hélio Bicudo

 

Nesta segunda-feira (25/11), por iniciativa do Coletivo de Esquerda e do vereador Carlos Neder ( PT), a Câmara Municipal celebrou o "Aniversário de 20 anos do Primeiro Governo Eleito Democraticamente na Cidade de São Paulo", que teve como prefeita, a hoje deputada federal,   Luiza Erundina ( PSB).

O Coletivo de Esquerda é um grupo suprapartidário, aberto, permanente, plural e democrático que tem como objetivo discutir  questões relacionadas a necessidade de uma nova cultura política inspirada na ética e motivada pelo compromisso com a construção de uma sociedade justa e radicalmente democrática.

 A deputada acredita que o carinho, o afeto e a confiança são as motivações que lhe dão força para lutar em prol de uma sociedade mais igualitária. “Estamos comemorando um mandado que não era meu, não era do PT ,era do povo. Eu acredito no povo. Mas o povo não pode ser desorganizado e isolado. As pessoas precisam se descobrir como força política”, disse Erundina.  
 
O padre Julio Lancelotti lembrou o caráter social do governo da ex-prefeita. “O que marcou  sua gestão foi a face humana, Erundina costumava andar pela cidade de madrugada para entender o que deveria ser feito. Os catadores de lixo foram recebidos em seu gabinete. Isso era inédito”, contou o padre.
 
A professora Marilena Chauí acredita que a história política está dividida em antes e depois da gestão de Luiza Erundina a frente da cidade de São Paulo. “Erundina soube redistribuir o poder entre secretariado, administrações regionais ( hoje as subprefeituras) e os movimentos sociais, que pela primeira vez foram protagonistas”, disse Chauí.
 
Além do padre Julio Lancelotti e da professora Marilena Chauí muitos compareceram para celebrar os vinte anos de governo democrático. Entre eles, o vice-prefeito e promotor de justiça Hélio Bicudo;o ator e diretor Antônio Abujamra; o padre Julio Lancelotti; os ex-secretários da gestão Erundina : Aldaiza Sposati (Assistência Social); Hermínia Marcato ( Habitação); Marilena Chauí ( Cultura); Eduardo Jorge ( Saúde), Amir Kahir ( Finanças). Os parlamentares presentes foram: os vereadores Beto Custódio (PT), Carlos Neder (PT), Eliseu Gabriel ( PSB) , José Américo(PT); o deputados estadual Simão Pedro(PT); os deputado federais Paulo Teixeira (PT) e José Eduardo Martins Cardozo(PT); e o senador Eduardo Suplicy (PT).
 
 
 
 

Imagens para download:
RenattodSousa
Câmara celebra os 20 anos do primeiro governo democrático popular da cidade de São Paulo
O secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Jorge; o padre Julio Lancelotti; e o promotor Hélio Bicudo
RenattodSousa
Câmara celebra os 20 anos do primeiro governo democrático popular da cidade de São Paulo
Luiza Erundina foi a grande homenageada
RenattodSousa
Câmara celebra os 20 anos do primeiro governo democrático popular da cidade de São Paulo
A professora Marilena Chauí ocupou a pasta de Cultura durante a gestão

Veja também