Nesta segunda-feira (25/11), por iniciativa do Coletivo de Esquerda e do vereador Carlos Neder ( PT), a Câmara Municipal celebrou o "Aniversário de 20 anos do Primeiro Governo Eleito Democraticamente na Cidade de São Paulo", que teve como prefeita, a hoje deputada federal, Luiza Erundina ( PSB). O Coletivo de Esquerda é um grupo suprapartidário, aberto, permanente, plural e democrático que tem como objetivo discutir questões relacionadas a necessidade de uma nova cultura política inspirada na ética e motivada pelo compromisso com a construção de uma sociedade justa e radicalmente democrática. A deputada acredita que o carinho, o afeto e a confiança são as motivações que lhe dão força para lutar em prol de uma sociedade mais igualitária. “Estamos comemorando um mandado que não era meu, não era do PT ,era do povo. Eu acredito no povo. Mas o povo não pode ser desorganizado e isolado. As pessoas precisam se descobrir como força política”, disse Erundina.
O padre Julio Lancelotti lembrou o caráter social do governo da ex-prefeita. “O que marcou sua gestão foi a face humana, Erundina costumava andar pela cidade de madrugada para entender o que deveria ser feito. Os catadores de lixo foram recebidos em seu gabinete. Isso era inédito”, contou o padre.
A professora Marilena Chauí acredita que a história política está dividida em antes e depois da gestão de Luiza Erundina a frente da cidade de São Paulo. “Erundina soube redistribuir o poder entre secretariado, administrações regionais ( hoje as subprefeituras) e os movimentos sociais, que pela primeira vez foram protagonistas”, disse Chauí.
Além do padre Julio Lancelotti e da professora Marilena Chauí muitos compareceram para celebrar os vinte anos de governo democrático. Entre eles, o vice-prefeito e promotor de justiça Hélio Bicudo;o ator e diretor Antônio Abujamra; o padre Julio Lancelotti; os ex-secretários da gestão Erundina : Aldaiza Sposati (Assistência Social); Hermínia Marcato ( Habitação); Marilena Chauí ( Cultura); Eduardo Jorge ( Saúde), Amir Kahir ( Finanças). Os parlamentares presentes foram: os vereadores Beto Custódio (PT), Carlos Neder (PT), Eliseu Gabriel ( PSB) , José Américo(PT); o deputados estadual Simão Pedro(PT); os deputado federais Paulo Teixeira (PT) e José Eduardo Martins Cardozo(PT); e o senador Eduardo Suplicy (PT).
|
Câmara celebra os 20 anos do governo Erundina
Categorias
Outras notícias relacionadas
Logística reversa e reciclagem foram debatidas em reunião na Câmara Municipal
A Câmara Municipal de São Paulo sediou na quinta-feira (6/11) um debate sobre o PL Projeto de Lei 818/2025, de autoria da vereadora Renata Falzoni (PSB). A matéria é considerada um avanço para a política de logística reversa e reciclagem de resíduos sólidos na capital paulista. O ponto central da proposta, aprovada em 1º turno... »
Atualizado em 07/11/2025 - 14h58Solenidade na Câmara Municipal de São Paulo celebra a campanha Novembro Azul
A Câmara Municipal de São Paulo sediou uma solenidade em comemoração à campanha Novembro Azul, na quinta-feira (6/11). A iniciativa foi da vereadora Sandra Santana (MDB) junto com a Umasbrac (União Masculina do Brasil para Cristo). O evento reuniu personalidades, autoridades e médicos de várias especialidades. De acordo com o urologista Luis Gutierrez, um a... »
Atualizado em 07/11/2025 - 14h51Câmara sedia Prêmio Melhores do Ano Edição Ouro
O Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo sediou na quarta-feira (5/11) uma premiação para destacar profissionais e empresários de diversos segmentos. A solenidade contou com o apoio da vereadora Edir Sales (PSD). O Prêmio Melhores do Ano Edição Ouro foi idealizado pelas empresas JK Hair e Captei Group. Todos os homenageados receberam certificados.... »
Atualizado em 06/11/2025 - 15h00


