Nesta segunda-feira (25/11), por iniciativa do Coletivo de Esquerda e do vereador Carlos Neder ( PT), a Câmara Municipal celebrou o "Aniversário de 20 anos do Primeiro Governo Eleito Democraticamente na Cidade de São Paulo", que teve como prefeita, a hoje deputada federal, Luiza Erundina ( PSB). O Coletivo de Esquerda é um grupo suprapartidário, aberto, permanente, plural e democrático que tem como objetivo discutir questões relacionadas a necessidade de uma nova cultura política inspirada na ética e motivada pelo compromisso com a construção de uma sociedade justa e radicalmente democrática. A deputada acredita que o carinho, o afeto e a confiança são as motivações que lhe dão força para lutar em prol de uma sociedade mais igualitária. “Estamos comemorando um mandado que não era meu, não era do PT ,era do povo. Eu acredito no povo. Mas o povo não pode ser desorganizado e isolado. As pessoas precisam se descobrir como força política”, disse Erundina.
O padre Julio Lancelotti lembrou o caráter social do governo da ex-prefeita. “O que marcou sua gestão foi a face humana, Erundina costumava andar pela cidade de madrugada para entender o que deveria ser feito. Os catadores de lixo foram recebidos em seu gabinete. Isso era inédito”, contou o padre.
A professora Marilena Chauí acredita que a história política está dividida em antes e depois da gestão de Luiza Erundina a frente da cidade de São Paulo. “Erundina soube redistribuir o poder entre secretariado, administrações regionais ( hoje as subprefeituras) e os movimentos sociais, que pela primeira vez foram protagonistas”, disse Chauí.
Além do padre Julio Lancelotti e da professora Marilena Chauí muitos compareceram para celebrar os vinte anos de governo democrático. Entre eles, o vice-prefeito e promotor de justiça Hélio Bicudo;o ator e diretor Antônio Abujamra; o padre Julio Lancelotti; os ex-secretários da gestão Erundina : Aldaiza Sposati (Assistência Social); Hermínia Marcato ( Habitação); Marilena Chauí ( Cultura); Eduardo Jorge ( Saúde), Amir Kahir ( Finanças). Os parlamentares presentes foram: os vereadores Beto Custódio (PT), Carlos Neder (PT), Eliseu Gabriel ( PSB) , José Américo(PT); o deputados estadual Simão Pedro(PT); os deputado federais Paulo Teixeira (PT) e José Eduardo Martins Cardozo(PT); e o senador Eduardo Suplicy (PT).
|
Câmara celebra os 20 anos do governo Erundina
Categorias
Outras notícias relacionadas
Redescoberta da sexualidade na menopausa é tema de palestra na Câmara
A redescoberta da sexualidade na menopausa foi tema de uma palestra, na quarta-feira (22/10), na Câmara Municipal de São Paulo. O evento teve apoio da vereadora Edir Sales (PSD). A palestra foi ministrada pela sexóloga Camila Gentile, que recebeu o Voto de Júbilo do Legislativo paulistano. O seminário contou ainda com a participação de outras... »
Atualizado em 23/10/2025 - 14h46Solenidade celebra os 103 anos do Exército de Salvação no Brasil
O Exército de Salvação foi homenageado na Câmara Municipal de São Paulo, na terça-feira (21/10). A instituição celebrou os 103 anos de atuação no Brasil e os 160 anos no mundo. A iniciativa foi do vereador Carlos Bezerra Jr. (PSD). Fundada em 1865, em Londres, na Inglaterra, a organização está presente em mais de 130... »
Atualizado em 22/10/2025 - 14h55Solenidade na Câmara homenageia personalidades civis com a entrega da Medalha “Pela Lei”
Na segunda-feira (20/10), aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo uma solenidade para homenagear mais de 45 profissionais – entre médicos, delegados, policiais militares e inspetores da GCM (Guarda Civil Metropolitana). Eles receberam a Medalha “Pela Lei”. A honraria, criada pela Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, reconhece o compromisso e a dedicação de personalidades... »
Atualizado em 21/10/2025 - 14h50


