Nesta segunda-feira (25/11), por iniciativa do Coletivo de Esquerda e do vereador Carlos Neder ( PT), a Câmara Municipal celebrou o "Aniversário de 20 anos do Primeiro Governo Eleito Democraticamente na Cidade de São Paulo", que teve como prefeita, a hoje deputada federal, Luiza Erundina ( PSB). O Coletivo de Esquerda é um grupo suprapartidário, aberto, permanente, plural e democrático que tem como objetivo discutir questões relacionadas a necessidade de uma nova cultura política inspirada na ética e motivada pelo compromisso com a construção de uma sociedade justa e radicalmente democrática. A deputada acredita que o carinho, o afeto e a confiança são as motivações que lhe dão força para lutar em prol de uma sociedade mais igualitária. “Estamos comemorando um mandado que não era meu, não era do PT ,era do povo. Eu acredito no povo. Mas o povo não pode ser desorganizado e isolado. As pessoas precisam se descobrir como força política”, disse Erundina.
O padre Julio Lancelotti lembrou o caráter social do governo da ex-prefeita. “O que marcou sua gestão foi a face humana, Erundina costumava andar pela cidade de madrugada para entender o que deveria ser feito. Os catadores de lixo foram recebidos em seu gabinete. Isso era inédito”, contou o padre.
A professora Marilena Chauí acredita que a história política está dividida em antes e depois da gestão de Luiza Erundina a frente da cidade de São Paulo. “Erundina soube redistribuir o poder entre secretariado, administrações regionais ( hoje as subprefeituras) e os movimentos sociais, que pela primeira vez foram protagonistas”, disse Chauí.
Além do padre Julio Lancelotti e da professora Marilena Chauí muitos compareceram para celebrar os vinte anos de governo democrático. Entre eles, o vice-prefeito e promotor de justiça Hélio Bicudo;o ator e diretor Antônio Abujamra; o padre Julio Lancelotti; os ex-secretários da gestão Erundina : Aldaiza Sposati (Assistência Social); Hermínia Marcato ( Habitação); Marilena Chauí ( Cultura); Eduardo Jorge ( Saúde), Amir Kahir ( Finanças). Os parlamentares presentes foram: os vereadores Beto Custódio (PT), Carlos Neder (PT), Eliseu Gabriel ( PSB) , José Américo(PT); o deputados estadual Simão Pedro(PT); os deputado federais Paulo Teixeira (PT) e José Eduardo Martins Cardozo(PT); e o senador Eduardo Suplicy (PT).
|
Câmara celebra os 20 anos do governo Erundina
Categorias
Outras notícias relacionadas
Ablaguam homenageia GCM em solenidade na Câmara de SP
Com o apoio do vereador Eliseu Gabriel (PSB), a Ablaguam (Academia Brasileira de Letras das Guardas Municipais) – instituição dedicada a valorizar a história e a produção literária da segurança pública municipal – realizou na quinta-feira (4/12) solenidade de entrega de condecorações no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. A outorga da Medalha... »
Atualizado em 05/12/2025 - 16h11Curso de capacitação de cuidadores de idosos é realizado na Câmara
Foi encerrado nesta quinta-feira (4/12), na Câmara Municipal de São Paulo, o curso para a capacitação de cuidadores de idosos. A iniciativa conjunta da Casa Legislativa, da Ong APDL (Associação de Promoção do Desenvolvimento Local), e da Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura (órgão da Prefeitura de São Paulo) promoveu conhecimento para o público... »
Atualizado em 05/12/2025 - 15h11Câmara sedia a segunda parte da 21ª edição do Prêmio Promotores de Desenvolvimento
A Câmara Municipal de São Paulo sediou na quarta-feira (3/12) a segunda parte da 21ª edição do Prêmio Promotores de Desenvolvimento. A iniciativa reconhece personalidades e entidades com destaque no desenvolvimento da capital paulista. A primeira parte da premiação foi realizada no final de agosto, na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). O evento contou... »
Atualizado em 04/12/2025 - 15h08


