Banco de Alimentos de São Paulo será um dos parceiros da Frente Parlamentar Contra a Fome

KAMILA MARINHO
HOME OFFICE

Nesta segunda-feira (26/4), as vereadoras  Cris Monteiro (NOVO) e Janaína Lima (NOVO), que compõem a Frente Parlamentar Contra a Fome, receberam como convidado para discutir as ações da Frente o líder de relações institucionais da ONG (Organização Não Governamental) Banco de Alimentos de São Paulo, Roberto Goldstajn.

Como ajudar, o caminho das doações, quem necessita e os desafios da solidariedade em tempos de pandemia de Covid-19 foram alguns dos assuntos tratados durante o debate virtual transmitido via Instagram.

Banco de Alimentos de São Paulo

Criado em 1998, o Banco de Alimentos é uma instituição que tem por objetivo combater à fome e reduzir o desperdício de alimentos com ações em três pilares:

Colheita Urbana – Coleta de alimentos que perderam valor de comercialização, porém próprios para o consumo humano e distribuição para entidades sociais;

Educação Nutricional – Ensino da manipulação e do preparo adequado dos alimentos, sempre visando a utilização integral dos mesmos e o aumento do valor nutricional das refeições;

Conscientização – Direcionamento de ações e conhecimentos para o grande público, possibilitando uma mudança na cultura do desperdício e construindo um mundo mais sustentável.

“Nós temos o poder de construir pontes. Se cada um ajudar uma pessoa por vez, podemos salvar o mundo. Tem pessoa que pode doar R$5,00 e tem gente que doa o tempo. Queremos criar conexões com parceiros, instituições, comerciantes e outros contatos”, disse Roberto.

Frente Contra a Fome

O PR (Projeto de Resolução) 9/2021, da vereadora Janaína Lima (NOVO) e vereadora Cris Monteiro (NOVO), com coautoria dos demais 53 parlamentares da Casa, que criou a Frente Parlamentar Contra a Fome foi aprovado na dia 14/4.

O objetivo desta Frente é debater e elaborar planos de ações para garantir alimentação adequada aos munícipes da capital paulista, além de estudar propostas para combater o desperdício de alimentos com o envolvimento de todos os parlamentares que compõem o Legislativo paulistano.

“Em breve a Frente Parlamentar vai disponibilizar informações de como doar, dos parceiros e para onde vão as doações. O Banco de Alimentos já faz parte desta Frente”, explicou Janaína.

Novas Ações

De acordo com a assessora parlamentar, Luciana Feldman, que auxilia na coordenação das ações da Frente, o próximo passo será o cadastro de entidades e também das pessoas que querem doar. Após esse levantamento, as informações serão encaminhadas ao Programa Cidade Solidária da Prefeitura da capital.

A vereadora Cris Monteiro falou sobre as doações e como a sociedade pode ajudar os trabalhos da Frente Parlamentar. “Nós temos o apoio de todos os vereadores e estamos fazendo parcerias com o Executivo para ajudar quem precisa. Só posso agradecer por tudo”, disse a parlamentar.

Para mais informações o e-mail de contato da Frente é:  frentecontrafome@saopaulo.sp.leg.br

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também